Maksutov Cassegrain 90 mm x Câmeras DSLR

Conforme equipamentos fotografados, este é o setup que utilizo no meu skywatcher maksutov cassegrain 90mm e minha câmera DSLR da Nikon.

Algumas considerações:

– Este telescópio aceita câmeras DSLR em foco primário sem qualquer tipo de problema;

– Para efetuar a conexão no telescópio precisamos de alguns acessórios:

*Anel T2 para Nikon, Canon, Sony, etc. Este anel vai no local de encaixe da lente no corpo da máquina;

Descrição do site do Armazém:

Anel Nikon com rosca T2, o padrão mais popular e compatível com a maioria dos acessórios de astrofotografia para telescópios.
Deve ser usado em conjunto com um adaptador T2 para foco direto ou ocular de projeção para projeção positiva.
*Alguns focalizadores 2″ já possuem rosca T2 porta-ocular, neste caso não precisa de outro adaptador.
Fabricado todo em alumínio. Encaixe baioneta padrão Nikon.

Onde adquiri o meu: http://www.armazemdotelescopio.com.br/…/astr…/t2nikon-detail

* Adaptador T2-1,25″, com rosca dupla: aqui rosqueamos o adaptador no anel T2 e a outra ponta encaixamos diretamente no telescópio ou podemos colocar na diagonal.

Descrição do site do Armazém:

O adaptador encaixa em qualquer telescópio com focalizador 1.25″ e fornece na outra ponta a rosca T2 para os anéis T2 de câmeras DSLR, para astrofotografia em foco primário. Este modelo possui rosca para filtros nos dois lados. Além de poder usar filtros na posição tradicional também é possível rosquear um filtro na parte de cima, deixando o mesmo mais protegido e mais próximo ao sensor da câmera ou lente.

Onde adquiri o meu:
http://www.armazemdotelescopio.com.br/…/astrof…/t2125-detail

Eu indico a compra do adaptador T2-1,25″ por questões de praticidade, embora seja possível rosquear o anel T2 diretamente na rosca T2 do telescópio, embora seja algo um pouco chato as vezes…pode-se por exemplo rosquear o anel primeiro na rosca e só depois conectar o anel no corpo da câmera.

Entretanto, devido à alta razão focal do telescópio, o campo de visão fica bastante restrito, para se ter uma ideia, as plêiades não “cabem” no campo de visão da DSLR, tem-se que observar o que podemos ou não fotografar, o que limita bastante a fotografia de céu profundo com este telescópio (não confundir fotografia com observação, que comentarei em outro post).

Com o objetivo de minimizar este “problema”, adquiri um redutor focal 0.5x 1,25″.

Descrição do site do Armazém:

Redutor focal que divide pela metade a distância focal do seu telescópio/ocular. Deve ser rosqueado em qualquer elemento que possua rosca padrão para filtros 1.25″. Geralmente todas as oculares, diagonais e adaptadores tem esta rosca. Utilizando este redutor rosqueado em um telescópio com distância focal de 1200mm, teremos uma distância focal efetiva reduzida para 600mm, ou seja, a distância focal é multiplicada por 0,5x É muito usado para diminuir a amplificação final do conjunto, seja para uso visual ou para se conseguir fotografias com um campo de visão maior.

Onde adquiri o meu:
http://www.armazemdotelescopio.com.br/…/barlows/redutorfoca…

Entretanto, até o momento não fiquei muito satisfeito com a qualidade das imagens. As plêiades por exemplo, não ficam legais, achei que a vinhetagem e a aberração deformam a imagem em um ponto que com as plêiades ao menos não ficou legal. Já em objetos como nebulosa de Orion acredito que o resultado fique legal (teoricamente).

Gosto de utilizar este acessório para fotografias de composição, como a lua e algum campo.

Observei que a qualidade da imagem na diagonal sofre um pouco, melhor colocar direto na rosca T2 do teléscopio.

É um acessório que ainda avalio se valeu a pena… Emoticon unsure

Outra informação: a câmera causa um peso além do que o contrapeso do telescópio foi projetado, ou seja, para que o conjunto fique firme, será necessário dar um aperto bem forte nas travas de movimento. Emoticon frown

Hoje realmente percebo a dificuldade de fotografias com este setup para céu profundo, uma vez que a alta distância focal (1250mm) e uma relação F/14 (o que torna a imagem escura). Mas repito: ainda necessito de mais testes, pois acho que é possível sim efetuar alguns registros de céu profundo com esse setup, mas se seu objetivo é exclusivamente fotografia de céu profundo, melhor tentar outro telescópio.

Até a próxima,

Edinaldo Oliveira

Anúncios

4 opiniões sobre “Maksutov Cassegrain 90 mm x Câmeras DSLR”

  1. Olá Ednaldo, Estou pesquisando um telescópio para comprar para astrofotografia. Tenho uma nikon d5300, e gostaria de tirar fotos lunares e céu profundo. Qual vc indica que não tem problemas com o foco?
    Obrigada.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s