Primeiras astrofotografias solares com filtro solar Thousand Oaks

Olá,

Desde que comprei o Maksutov Cassegrain 90mm, em outubro de 2014, adquiri juntamente um filtro solar Thousand Oaks, com a intenção de futuramente fazer alguns registros do Sol. Apesar de algumas consultas sobre o filtro, ainda ficava com dúvidas sobre o aspecto das fotografias.

**ATENÇÃO!!! NUNCA APONTE O TELESCÓPIO PARA O SOL SEM A DEVIDA PROTEÇÃO, CASO FAÇA ISSO, CORRE O SÉRIO RISCO DE DANIFICAR SUA VISÃO**

ACHA EXAGERO? LEMBRA DAQUELA BRINCADEIRA DE QUEIMAR PAPEL COM A LUPA? POIS BEM, O TELESCÓPIO SE COMPORTARÁ COMO A LUPA…VEJA O VÍDEO ABAIXO:

NÃO UTILIZE RADIOGRAFIAS, MÁSCARA DE FERRO DE SOLDAR, ETC…APENAS FILTROS ESPECÍFICOS PARA OBSERVAÇÃO.

Na época, adquiri a folhinha vendida no armazém do telescópio: http://www.armazemdotelescopio.com.br/loja/index.php/filtros/tosolar-detail

Abaixo deixo a descrição sobre o produto, lá do próprio armazém do telescópio:

FILTRO SOLAR THOUSAND OAKS 15X15CM

Folha 15x15cm de filtro solar Thousand Oaks para ser instalado em telescópios e binóculos, oferecendo observação segura do Sol.

Para observar o Sol com um telescópio é necessário este tipo de filtro que vai na frente da objetiva e deixa passar somente % da luz. Existem poucos filtros solares realmente seguros para a saúde dos seus olhos. Os filtros adequados são estes instalados na frente do telescópio, tampando a objetiva.

O Black Polymer tem resitência mecânica muito maior que seus correlatos (Baader solar film e Thousand Oaks RG) e dispensa a verificação periódica à procura de furinhos como no Baader e outros similares mais frágeis. O Thousand Oaks apresenta o Sol numa cor laranja, com manchas solares e um pouquinho de grânulos. Pode observar principalmente o trânsito de planetas -quando tem- e a evolução de manchas solares.

Apesar de ter pego todas as informações na época, só vim realmente tirar as primeiras astrofotografias solares essa semana. Vou descrever os passos após a compra:

  1. Confeccionar ou adaptar uma “caixa” para colocar o filtro na objetiva do meu maksutov (veja os links acima, podem dar uma ideia);
  2. Segurança na utilização;
  3. Como fazer astrofotografia?

**Atenção! O filtro deve ser sempre colocado na objetiva do telescópio, nunca na ocular!!!**

Fiz uma adaptação com uma caixa de papelão, totalmente protegida com fita isolante preta, para evitar qualquer tipo de reflexo de luz. Vejam as fotos da adaptação:

Adaptador filtro solar
Adaptador filtro solar
IMG_20141109_242008703[1]
Adaptador filtro solar
Adaptador filtro solar
Adaptador filtro solar

DICA!! Antes de apontar ele para o sol, experimente testar o filtro apontando para uma lampada forte e olhe pelo focalizador sem ocular. Teste se não há vazamentos de luz.

Como uma segunda medida de segurança, eu evito utilizar oculares para observação, apenas por precaução, visto que isto poderia ser feito, considerando que o filtro esteja corretamente instalado e testado, porém, como segunda medida de segurança, de forma a garantir minha integridade visual, coloco a câmera em foco direto e ligo o sistema live view, para poder fazer a observação diretamente no display da câmera, e dali mesmo efetuo os ajustes necessários e faço a fotografia/filmagem.

DICA!!! Quem não possui câmeras do tipo DSLR, pode utilizar um adaptador para câmeras compactas, e observar através do display, com a vantagem de poder efetuar bons registros. O adaptador seria um deste tipo: http://www.armazemdotelescopio.com.br/loja/index.php/astrofotografia/steadypix-detail

Telescópio Maksutov Cassegrain com filtro solar e câmera: uma segunda medida de proteção.
Telescópio Maksutov Cassegrain com filtro solar e câmera: uma segunda medida de proteção.

Ainda existe a opção de utilizar uma câmera Expanse, caso queira uma aproximação maior, por exemplo, para verificar algumas manchas solares, neste caso, você acompanhará tudo da tela do seu computador.

Quer saber mais sobre essas tais de “manchas solares”? Dê uma lida rápida nestes dois artigos:

O registro do disco solar ou de partes específicas do sol, deve ocorrer normalmente, como se fosse o registro da nossa lua, por exemplo, seguindo as etapas de gravação do vídeo e posterior processamento (em um artigo futuro falarei da diferença entre registros com frame único -única fotografia- e frames múltiplos -vídeo-), por enquanto vou deixar o vídeo feito pelo colega FLÁVIO FORTUNATO (https://www.facebook.com/flavio.fortunato.3) explicando como fazer isso:

Como o sol é um objeto muito dinâmico, podemos nos divertir bastante também durante o dia, com os registros da nossa estrela. Deixo ainda a dica que ganhei sobre um site muito interessante, para levantamento de informações sobre o sol:

Neste site você poderá ver o sol de diversas formas ao vivo, ver a nomenclatura das manchas solares, etc, dê uma navegada por lá, é bem interessante. Abaixo deixo o registro que fiz:

DSC_0049_pipp_g2_ap6861-registax

Até a próxima e boas observações,

Edinaldo Oliveira

Anúncios

2 comentários em “Primeiras astrofotografias solares com filtro solar Thousand Oaks”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s