Review telescópio Skywatcher 150mm GoTo Star Discovery

Olá,

Hoje faremos mais um review, desta vez do telescópio Skywatcher 150mm GoTo Star Discovery. Acredito que este seja meu penúltimo review, visto que dos telescópios mencionados aqui no blog, só tive contato com mais este e o 150mm com montagem EQ3-2 (que será o último review -ahhhhhh – a não ser que tenha contato com um novo telescópio, compre outro ou ganhe um novo – quem sabe???) estou aceitando doações kkkkk 😛 😀 ).

sky-watcher_star_discovery_150p2

Inicialmente, vamos citar os dados técnicos do mesmo:

  • Peso do Tubo 2,5Kg
  • Dimensões do Tubo 18x70cm
  • Tipo de Montagem alta-azimutal

DICA!! Dúvidas sobre os tipos de montagem? Leia nosso artigo “Montagem EQ1 (tripé + montagem EQ1 + motorização) x Maksutov Cassegrain 90mm

  • Controle para Ajustes Finos motores em 9 velocidades
  • Bandeja de Acessórios sim
  • Motorização em ambos os eixos
  • GoTo sistema Synscan, em inglês
  • Altura do Tripé regulável entre 80cm e 120cm
  • Carga útil 4Kg
  • Abertura 150mm
  • Design Óptico refletor newtoniano puro
  • Distância Focal 750mm
  • Razão Focal 5
  • Maior Ampliação Útil aprox. 250x
  • Tamanho do Focalizador 1.25

Vídeo demonstração do telescópio:

Vejo muitos iniciantes perguntando sobre este telescópio, e confesso que quase comprei ele na época, dada suas vantagens. Só não fui adiante por causa da astrofotografia, mas explicarei isto melhor mais adiante.

Este equipamento, atualmente, pode ser adquirido novo no armazém do telescópio ( http://armazemdotelescopio.com.br/loja/index.php/telescopios/discovery150v4-detail ), onde ainda acompanha uma barlow 2x, duas oculares (10 e 23mm) e claro, o controle. Acompanha ainda uma buscadora do tipo luneta, de 6x24mm.

Primeiramente, vamos falar de sua portabilidade: o tubo é um pouco grande, mas nada que acomodando no banco de trás do carro não resolva na hora de transportar (ele não é pesado). O tripé também é relativamente leve, feito de aço, com excelente acabamento. Na hora de mover todo o conjunto de um lado para outro, você não terá muita dificuldade, pois a carga do conjunto é menor que 5kg, ou seja, bem leve.

Sobre a qualidade óptica do tubo: excelente qualidade, mesmo em centro urbano, embaixo de um poste praticamente, conseguimos visualizar algumas nebulosas e aglomerados. Sua razoável abertura (150mm), com média distância focal (750mm), e baixa razão focal (F/5), proporciona excelentes visualizações.

sdgoto-n150

O grande destaque fica para o sistema de Go To do conjunto: o mesmo acompanha um controle (ou seja, não precisamos ligar o telescópio em conjunto com um computador – menos uma coisa para carregar).

telescopio-skywatcher-150mm-goto-star-discovery-786301-MLB20322370644_062015-F

Todo o sistema pode ser utilizado com pilhas, ou, caso queira, pode adquirir uma bateria portátil, que alimentará o conjunto (essa bateria tem que ser adquirida em lojas de eletrônicas locais, mercado livre ou lojas de astronomia no exterior), seria uma semelhante a esta:

Exemplos de baterias e fontes alternativas (ver links):

No entanto, as baterias comuns (8 pilhas AA) possuem uma durabilidade razoável, que vai depender muito da utilização do mesmo. O equipamento também acompanha uma tomada de 12v, para o caso do local de observação possuir tomadas elétricas.

atenção

ATENÇÃO!! O idioma disponível no sistema do controle Synscan é em inglês, o que pode ser um problema para algumas pessoas.

atenção

Inicialmente precisamos fazer um alinhamento no conjunto, seguindo uma série de passos (nada complicado), para que o telescópio “saiba onde está”, e assim possa em seguida procurar os objetos para o observador.

Veja um vídeo demonstrando como fazer o alinhamento:

atenção

Todo o procedimento para alinhamento, pode ser encontrado no manual traduzido, disponibilizado pelo armazém do telescópio, na parte 4: http://armazemdotelescopio.com.br/downloads/StarDiscovery_Manual_PT-BR.pdf

atenção

Após o alinhamento, basta ter em mãos o catálogo messier ou planeta que deseja observar, e em seguida indicar no controle o objeto, assim, o telescópio automaticamente vai fazer a localização.

DICA!! Caso possua algum conhecimento para a localização dos objetos, você pode mover manualmente o tubo do telescópio, não sendo necessário desconectar nada.

A montagem ainda permite que utilizemos uma câmera fotográfica (no lugar do telescópio), com a finalidade de fazer fotografias panorâmicas, por exemplo. Basta retirar o telescópio e colocar a câmera fotográfica na montagem, que já vem pronta para isto.

“A montagem Star Discovery também é perfeitamente adequada para produzir incríveis imagens panorâmicas ou fazer vídeo panorâmico automaticamente. Também é perfeita para astrofotografia leve, fotografia de lapso de tempo, wide field e fotografia panorâmica, vídeo panorâmico e muitas outras atividades. A Star Discovery é capaz de se mover automaticamente para várias posições programadas e controlar o obturador da câmera para tirar uma foto em cada posição automaticamente, gerenciando a complexidade de produção de vídeo panorâmico.”

Fonte: manual do usuário, página 11.

Mas tudo é só maravilha???

Nem tudo…mas considero os problemas deste telescópio bastante contornáveis.

Por possuir uma distância focal média (750mm), para utilizarmos todo o “poder” de ampliação do telescópio (por volta de 250x), precisamos adquirir novas oculares e/ou barlows, visto que a maior ampliação com o kit que acompanha o telescópio, será de 150x (ocular de 10mm + barlow 2x). No entanto, adquirindo uma ocular de 6mm, em conjunto com a barlow de 2x, obteremos o máximo deste equipamento (250x). Ou seja, isso não chega a ser um problema (somente se vocês estiver no aperto, aí terá que dar um tempo para adquirir a nova ocular, até lá, nada de grandes ampliações).

No caso de observações lunares, por possuir uma razão focal baixíssima (F/5), é mais que recomendável adquirir um filtro lunar junto, para evitar possíveis dores de cabeça (literalmente rsrsrsrs).

DICA!! Por outro lado, pela média distância focal, com a ocular de 23mm, podemos nos divertir bastante com objetos de céu profundo, e talvez nem seja preciso adquirir uma ocular de 32mm. 🙂

Outro problema: câmeras DSLR não dão foco primário no telescópio, para isto, você precisará conectar a câmera DSLR na barlow 2x (parece que essa solução resolve), no entanto, vai diminuir seu campo de visão. Já câmeras planetárias, dão foco sem problemas.

Lembrando que fotografias de planetas, com este telescópio, utilizando câmeras planetárias, será preciso utilizar pelo menos uma barlow 3x, eu diria que conseguirá extrair o máximo dele na astrofotografia com uma boa barlow de 5x, ou projeção positiva, com a ocular de 10mm.

Outra coisa: com a montagem alta-azimutal, conseguiremos apenas alguns poucos segundos de exposição, por conta da rotação da terra, que a montagem AZ não corrige.

CURIOSIDADE!! Vídeo astrofotografias céu profundo com câmeras planetárias (Expanse) no 150mm Star Discovery (mesmo com a montagem AZ):

Apesar de tudo, hoje percebo que é possível sim fazer alguns registros por diversão (sem querer comparar com montagens equatoriais de maior precisão), mas é diversão garantida!

Um último problema que vejo nessa montagem com goto é a falta de precisão que por vezes ocorre. Mesmo com o alinhamento aparentemente correto, quando mandamos o telescópio buscar determinado objeto, mesmo com pequenas ampliações, as vezes o mesmo não fica no campo de visão do telescópio, necessitando que movimentemos o telescópio, via controle, até a posição final, em grandes ampliações a história fica um pouco mais complicada.

Pode ser uma deficiência de um sistema Go To de baixo custo, quando comparado com o Go To de montagens equatoriais mais robustas. O sistema de rastreamento, que funciona de forma diferente do Go To, consiste em localizamos o objeto e “travamos a mira” nele, informando por exemplo que se trata da Lua, daí o mesmo vai acompanhar o nosso satélite.

Já vi outros usuários falando que se dão bem com este sistema, acredito que tudo dependa da precisão do alinhamento e dos ajustes que vamos fazendo durante a observação (com o tempo vamos pegando o “jeitinho” do equipamento). Por isso o ideal é buscar aprender a localizar os objetos em nosso céu.

Resumindo…

Acredito que se trate de um telescópio com excelente óptica, de fácil transporte, e com tecnologia suficiente para encantar os amantes da modernidade. Para observações públicas em eventos, este tipo de telescópio será bastante útil, pois ajuda no trabalho de localização.

Com uma câmera planetária, como vimos no vídeo acima, os registros mais amadores são garantidos. Já para astrofotografias mais profissionais, esqueça, não é a área dele.

Lembro ainda que este tipo de telescópio eventualmente necessitará de uma colimação, mas dependendo do seu cuidado com o mesmo, principalmente no transporte, deve demorar um bom tempo para precisarmos efetuar algum ajuste.

O idioma inglês (do controle Synscan) pode ser um problema para o usuário.

Quanto as baterias, podemos utilizar pilhas recarregáveis, com a finalidade de diminuir o gasto e evitar a poluição ambiental.

Se já é fotógrafo, invista na utilização da montagem para diversos tipos de fotografias com sua câmera.

É isto, até a próxima,

Edinaldo Oliveira

Anúncios

8 opiniões sobre “Review telescópio Skywatcher 150mm GoTo Star Discovery”

  1. Ola Edinaldo, muito bom seus reviews, nos ajudam a decidir na aquisiçao do melhor (para cada um) equipamento.
    Como ainda estou a procura do meu primeiro telescopio, e percebi q vc tem alguns de meu interesse, pergunto hj depois de vc conhecer varios equipamentos , com qual iniciaria?

    Curtir

      1. Certo, Edinaldo
        Agradeço sua atençao!
        Vi a matéria q VC indicou, ótima!
        Veja o q gostaria de saber é se vc compraria novamente, com a experiência adquirida, o mak 90mm?
        Minha intenčao é como amador q gosta de qualidade de imagens, não tenho interesse, ainda, em astrofotografia, mas sim em contemplar planetas e dso, tenho uma área livre na cobertura da minha casa, esporadicamente levaria a um local com menor seeing, além do Mak 90 pela praticidade, interessei tambem pelo star discovery 150 pela modernidade e maior luminosidade, mas esse achei um pouco caro, será q vale a pena? ou é desperdicio ja q o goto nao é preciso, penso em algo q faça parte de um futuro setup, não seja apenas o primeiro.
        Desde já agradeço seu incentivo,
        Abs
        Elmo Fraga
        Salvador BA

        Curtir

      2. Elmo, compraria sim o mak90mm, a única coisa que ele deixou a desejar foi a astrofotografia de céu profundo, mas isto eu já sabia.

        O conjunto óptico do star discovery 150mm é excelente, muito superior ao do mak90mm (no caso, só precisará adquirir barlows de 2,5x ou 3x, ou oculares menores, visto que os planetas vão aparecer bem menores neles, dada a baixa razão focal).

        Para céu profundo ele é muito melhor, nem se compara…o go to é legal, mas sempre lembrando que as vezes ele dá um trabalhinho.

        Para astrofotografia, bastaria eu usar uma barlow 2x com a dslr, daí daria foco.

        Ahh o conjunto do star 150mm é bem leve…

        Abraço!

        Curtir

      3. Muito obrigado pela resposta pra mim é um verdadeiro incentivo, estou mesmo inclinado pelo star discovery 150, com as suas informaçoes penso q vale o investimento pela portabilidade e qualidade ótica!
        Grande abraço, e céus limpos (já estou treinando rsrs)

        Curtir

  2. Bacana suas informações à respeito do equipamento, somente à titulo de informação, também possuo esse telescópio e não tenho problemas quanto a imagem no campo de visão ao efetuar um go to, pois antes do alinhamento faço o nivelamento da base com um nível bolha e fica muito bom, abraço.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s