Dicas de como adquirir equipamentos diante da crise

Olá,

Hoje vou dar algumas dicas de onde pesquisar equipamentos para astronomia, visto que os preços subiram bastante após a alta do dólar, e adquirir aquele tão sonhado telescópio ou acessório ficou um tanto mais complicado.

img-297444-arte-rodrigo-sicuro

O site geralmente mais citado para compra de equipamentos novos é o Armazém do Telescópio, e com justiça: até pouco tempo, por conta do menor valor do dólar, não tinha muito o que comparar entre o valor de um equipamento novo e usado, visto que a diferença de preço era pequena (sendo que o novo podia ser parcelado e tem um ano de garantia).

No entanto, ultimamente as coisas estão se complicando ($$$$$$), o que reforça a necessidade de sempre pesquisar bem antes de qualquer compra.

Antes de qualquer pesquisa, defina bem seus objetivos dentro da astronomia, recomendo a leitura dos artigos: “Dicas e comentários sobre como adquirir o primeiro telescópio” e
COMPLEMENTO DO ARTIGO  Dicas e comentários sobre como adquirir o primeiro telescópio

Temos que ter bastante cuidado com compras nas Internet, tanto pela segurança nas transações, mas também pela confiabilidade na entrega, suporte e qualidade do produto. Existem algumas outras lojas que podem servir de pesquisa para comparação de valores, mesmo que aparentemente seja uma loja mais cara ou o estoque esteja baixo, nunca deixe de verificar.

Coaching-Slide

Estive navegando em uma destas outras lojas, e para minha surpresa, encontrei uma câmera planetária com um valor razoável, ou seja, uma loja pode te surpreender as vezes.

Segue lista das principais lojas aqui no Brasil:

Navegando na área de astrofotografia, percebi que está a venda na loja Tellescópio uma excelente câmera planetária, mais em conta do que no armazém do telescópio, e de melhor qualidade inclusive pelo que verifiquei rapidamente, fato que não tinha visto até hoje (culpa da crise financeira ??? rsrsrsrs)

Mas o que começou a me chamar mais a atenção ultimamente foi um grupo no facebook, para troca e vendas de equipamentos usados (alguns praticamente novos), com preços bem atrativos.

Venda-de-Produtos-Online-Em-sites-de-Leilao-e-Classificados-285x300

Evidentemente que temos que considerar algumas coisas neste tipo de compra:

A diferença de preço é significativa? Vale o risco já que não teremos a garantia da loja? (em alguns casos alguns ainda possuem um “restinho” de garantia;

  • O equipamento está em bom estado? Possui alterações? Solicite muitas fotos, e se possível, marque para ver o equipamento pessoalmente (geralmente é mais complicado ver pessoalmente, por isso exija bastante fotos e tire todas as dúvidas). Alguns equipamentos geralmente possuem alterações/adaptações, veja se é o caso e se atende o que você deseja ou não;
  • Lembre que o valor do frete será maior, mas parece que existe uma forma de diminuir um pouco este problema, além de criar a possibilidade de parcelamento, através do mercado envios, verifique isso;
  • Obviamente: cuidado com os golpes, no entanto, vejo que a própria comunidade mantém um círculo legal de pessoas no grupo, até agora não vi nenhum tipo de problema sério por lá;
  • Qualidade do produto: atente que por lá o pessoal vende todo tipo de marca, portanto, é importante possuir um conhecimento básico sobre os equipamentos, ou solicitar ajuda de outros colegas.

Conheça mais a comunidade: Mercado de Astronomia

Recomendo ainda a leitura do artigo ”
Quer investir pouco para iniciar na astronomia observacional? Um Skywatcher refrator 70mm AZ2 pode ser a solução.

Atente que a comunidade também preenche um espaço que as lojas não suprem: a venda ou troca de seu equipamento/acessório usado. Por exemplo, já vi pessoas ofertando telescópios grandes (de 250mm) e aceitando como parte do pagamento um telescópio de 90mm, isso ajuda muito na hora de conseguir adquirir aquele equipamento tão sonhado.

Até a próxima,

Edinaldo Oliveira

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s