Para que serve uma lente Barlow?

Olá,

Hoje vou falar sobre um acessório que acredito ser indispensável para os astrônomos e astrofotógrafos amadores: uma lente barlow.

Lente Barlow
Lente Barlow

Mas para que serve esse acessório? O mesmo pode ser utilizado para gerar um aumento na distância focal do seu telescópio. O acessório é formado por uma lente divergente ( cromática, acromática ou apocromática ), por esta razão, é de suma importância verificar a qualidade da mesma, visto que ela estará diretamente ligada ao resultado final da qualidade de sua imagem.

Ainda é importante observar de quantas vezes é o “poder de aumento” da barlow, fazer os cálculos antes de adquirir uma é muito importante, para não gerar aumentos além da capacidade do telescópio, o que geraria imagens desfocadas. Podemos encontrar barlows que ampliam 2x, 3x e até 5x a capacidade do conjunto, mas como fazer estas contas?

“Uma lente barlow é um sistema auxiliar de lentes em um tubo que é montado entre o telescópio e a ocular. Este conjunto de lentes aumenta a ampliação de qualquer ocular aumentando sua distância focal efetiva (A ampliação é a razão entre a distância focal do telescópio e a distância focal da ocular, logo, um telescópio com maior distância focal implica em maior ampliação para qualquer ocular). Uma barlow efetivamente dobra a quantidade de oculares de seu conjunto, a um custo mais baixo do que comprar mais oculares individualmente.” – FONTE: Armazém do Telescópio

Digamos que a capacidade de determinado telescópio seja de 180x (como o Maksutov Cassegrain 90mm), e eu possua uma lente de 25mm. Como o telescópio possui uma distância focal de 1250mm, posso descobrir o aumento gerado simplesmente dividindo a distância focal pela lente utilizada, ou seja, 1250/25, o que dá um aumento de 50x. Ora, se meu telescópio permite ir até 180x de ampliação, poderia adquirir uma barlow de 2x, que essa ampliação iria para 100x (após adquirir o valor final da ampliação, basta multiplicar pelo fator de ampliação da barlow).

Adquiri uma barlow da GSO, e estou bastante satisfeito com a qualidade, não é uma top de linha, mas trás resultados bastante satisfatórios.

Barlow 2x GSO
Barlow 2x GSO

Veja aqui alguns modelos: http://www.armazemdotelescopio.com.br/loja/index.php/barlows

Como usar uma barlow GSO 2x como 1,5x? http://www.armazemdotelescopio.com.br/loja/index.php/component/content/article/21-conteudo-astronomia-iniciantes/83-barlow2-5x

Normalmente a qualidade da imagem final quando comparamos o conjunto ocular + barlow, é um pouco inferior a quando utilizamos apenas uma ocular para gerar a mesma ampliação. Claro, isso depende muito do conjunto do telescópio, da qualidade da ocular, da barlow, etc… Por exemplo, via de regra, ainda no Mak90mm, podemos obter uma imagem de melhor qualidade utilizando uma boa ocular de 6mm (208x), do que com o conjunto ocular de 10mm + barlow 1,5x (188x).

Para os astrofotógrafos é um recurso bem interessante, eu mesmo utilizo bastante a lente barlow em conjunto com a câmera, para gerar imagens com um maior aumento, o que me rendeu bons resultados.

Resumindo: acredito que a lente barlow seja um acessório indispensável, tanto na observação como na astrofotografia, já que se trata de um acessório “curinga”.

Até a próxima,

Edinaldo Oliveira

Anúncios

2 comentários em “Para que serve uma lente Barlow?”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s