Quero estudar astronomia, qual livro comprar?

Olá,

Na época que decidi procurar um livro para começar a estudar astronomia de forma um pouco mais séria, me deparei com um problema: qual livro comprar?

Nem sempre é fácil encontrar livros introdutórios na área de astronomia: por vezes são rasos demais, por vezes complexos, por vezes com abordagens parciais e por aí vai. Após muito pesquisa, vi um livro que me chamou mais a atenção: Astronomia para Leigos.

livro-astronomia-para-leigos

Como já adquiri algumas obras, vou de pouco em pouco comentar sobre elas, assim, quem tiver interesse em ir montando uma biblioteca, pode pegar mais uma opinião aqui no site.

Seguem alguns dados técnicos do livro:

Autor: Stephen P. Maran
Categoria: Ciência
Edição: Tradução da 2ª Edição
Número de páginas: 336
ISBN: 978-85-7608-509-6

“Você sabe a diferença de uma vermelha gigante e uma anã branca? De asteróides a buracos negros, esse guia de fácil compreensão te leva em uma grande viagem ao universo, te mostrando como conseguir aproveitar ao máximo sua observação estelar, visitas a planetários e outras ótimas atividades astronômicas. O livro também mostra descobertas recentes e novos sites astronômicos…”
Descubra como:
• Aproveitar o céu do seu quintal
• Identificar planetas e estrelas
• Explorar nosso sistema solar, a Via Láctea e além
• Entender o Big Bang, quasares, antimatéria e mais
•Juntar-se à SETI, Pesquisa por Inteligência Extraterrestre
Aprenda a:
• Nomear estrelas e constelações
• Usar as ferramentas para observar o céu
• Desmistificar o sistema solar
• Definir buracos negros e quasares, e muito mais
Neste livro você encontrará:
• Explicações de fácil entendimento
• Informações fáceis de localizar e passo a passo
• Ícones e outros recursos de identificação e memorização
• Folha de cola para destacar com informações práticas
• Listas dos 10 melhores itens relacionados ao assunto
• Um toque de humor e diversão

 

stephen_pmaranStephen P. Maran PhD, é um veterano de 36 anos de programas espaciais que trabalhou em vários projetos da NASA, como o Telescópio Espacial Hubble. Ele é o oficial da imprensa da Sociedade Astronômica Americana.

 

atenção

 

Mas o livro é bom?

Após arriscar sua compra, o livro me surpreendeu bastante (que apesar de ser de 2011, sua leitura continua bem atual). O autor navega por praticamente todas as áreas, explicando desde a parte histórica da astronomia, passando pela parte prática (observacional e como adquirir equipamentos) até pontos mais complexos, como buracos negros, matéria escura, energia escura, etc. O autor, de forma sempre divertida, começa sempre pelos conceitos mais básicos e vai avançando, até a parte mais complexa (por vezes tão complexa que é colocada à parte, como leitura complementar, tipo “leia se quiser ficar mais esperto” rsrsrsrs, achei isso uma bela sacada do autor, mostrando que podemos dispensar alguma matemática mais complexa, se o objetivo é ser um astrônomo amador).

Coincidentemente, no período que estava lendo o livro, foi quando estava passando a nova série COSMOS, com o Neil Tysson, e por muitas vezes, o assunto abordado na série era o que eu tinha acabado de ler no livro, e para minha surpresa, o conteúdo era abordado de forma muito semelhante, porém, a profundidade do livro é tão boa (sem ficar complicado demais), que comecei achar a série “resumida/superficial” em alguns pontos (claro que eles não tinham como abordar em tamanha profundidade, dado o tempo limitado da série), mas isso me deixou bem empolgado com o livro.

Fica triste não Neil, você e COSMOS são demais!!!
Fica triste não Neil, você e COSMOS são demais!!!

Até hoje utilizo ele como consulta, pois não sou muito bom em memorizar algumas informações de planetas e outros processos que ocorrem no nosso universo, daí, sempre recorro ao livro.

O único ponto negativo é a falta de adaptação para nossa realidade de mercado brasileiro, especialmente na parte de equipamentos, pois o mesmo cita muito onde podemos comprar, dicas de compra, etc que nem sempre “colam” por aqui… mas fora isso, o livro incorre em maiores problemas.

Para suprir este ponto do livro, recomendo a leitura de um outro artigo:

https://unidospelaastronomia.wordpress.com/2015/07/22/dicas-de-como-adquirir-equipamentos-diante-da-crise/

Mais uma vez: é uma obra completa, divertida ( várias vezes me peguei rindo de algumas piadas e histórias do autor), atualizada e de quebra fica sempre como fonte de consultas.

Nota: 9,5

Até a próxima,

Edinaldo Oliveira

Anúncios

2 opiniões sobre “Quero estudar astronomia, qual livro comprar?”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s