1% de diferença entre Humanos e Chimpanzés: Verdade? E quais as implicações disto?

Olá,

Esta semana assisti um pequeno vídeo do Neil Degrasse Tyson, onde ele explica rapidamente sobre a relação entre o nosso processo de evolução e o cosmos, levantando ainda uma questão sobre a pequena diferença de aproximadamente 1% entre nosso DNA e dos chimpanzés, e o quão assombrosa pode ser essa informação.

Assista o vídeo “Nossa Origem Atômica e um Pensamento Perturbador” (LEGENDADO):

Gosto muito da forma como o Neil Tyson conduz suas palestras e entrevistas, de forma bem mais enérgica, vibrante e brincalhona do que a versão dele na série COSMOS, mas claro, na série ele tinha que manter um tom mais sereno, seguindo a marca deixada por Carl Sagan na primeira versão da série (e em qualquer entrevista, o Carl Sagan era calmo daquela forma)…mas enfim, fiquei pensativo em relação à dois pontos:

  1. a própria questão: como seria uma outra forma de vida inteligente, com apenas 1% de diferença na estrutura de DNA (digamos que “1% para melhor”) quando comparado com o que temos aqui na Terra (nós)? Realmente, deve ser uma diferença absurda (e assombrosa);
  2. aqui a questão que me deixou intrigado: sei da seriedade por parte dele com a ciência, mas fiquei me questionando se essa informação sobre “1% de diferença” seria verdade…será?

Ainda não conhece a série “COSMOS: Uma odisseia no espaço-tempo.” ? Veja uma matéria completa sobre ela: http://www.astropt.org/2014/08/30/cosmos-de-tyson/

Fiz algumas pesquisas, e por coincidência encontrei um bom texto em um site que já conhecia, o texto pode ser lido aqui – e recomendo que leiam, para continuarmos o assunto por aqui -: 1% de diferença entre Humanos e Chimpanzés. O que isso significa?

No texto, é abordada as diversas formas estatísticas de encarar a análise do DNA, e a questão se mostra bem mais complexa.

cosmos-102-some-of-the-things-that-molecules-do-fox

O autor do texto informa diversas linhas de análise do DNA, assim, podemos levar em conta os genes propriamente ditos, as sequências intergênicas, ou seja, espaços entre os genes, toda a cadeia, etc. Ou seja, os valores finais podem ser tanto maiores do que 1% ou menores, e agora???

Passei o texto para meu amigo Fábio, solicitando uma ajuda, afinal, ele é biólogo e poderia explicar melhor a questão. E com sua competência de sempre, ele me deu uma explicação simples e plausível, a qual vou transcrever aqui:

“Genética é expressão de cálculo, então tem várias de formas de você apresentar um cálculo ou alguma referência estatística. As referências estatísticas que ele vai mostrando, de fato, são pertinentes, e existe essa questão de que de todo o nosso DNA, apenas 3% dele de fato contém informações.

Deste percentual de 3%, você ainda vai ter as regiões exons e introns, apenas as regiões exons é que expressam informação de fato. Então, várias coisas que o texto comenta são verdadeiras, mas quando falamos que há uma diferença de percentual do material genético de um para o outro, ocorre que escolhemos alguns seguimentos de DNA para fazer a comparação, então de fato não foi comparado o DNA todo, geralmente é feita a comparação dos genes mais importantes, que são aqueles genes que vão determinar formação de órgãos, funcionamento dos órgãos e sistemas, metabolismo, etc, então, considerando os genes de mamíferos, os mais importantes, e fazendo este comparativo, entre primatas e seres humanos, encontraremos essa média referencial de 1%.”

Então, encarando desta forma, podemos aceitar a informação passada pelo Neil durante sua palestra, e passar a refletir mais na questão central: afinal, como seria uma vida inteligente com um 1% de diferença na cadeia do DNA??? Muito provavelmente nós é que seríamos os chimpanzés na história.

Até a próxima,

Edinaldo Oliveira

Anúncios

2 opiniões sobre “1% de diferença entre Humanos e Chimpanzés: Verdade? E quais as implicações disto?”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s