Astrofotografia de céu profundo apenas com câmera, pode dar certo?

Olá,

Hoje vou falar rapidamente de um tema que tenho retomado: fotos de espaço profundo apenas com a câmera DSLR. Já havia escrito algo sobre isto (veja aqui), mas resolvi retomar o assunto e reforçar isto aqui no blog.

camera-tri-pe-469x264

A limitação do meu telescópio para astrofotografia de céu profundo (o Skywatcher Maksutov Cassegrain 90mm) tem começado a me incomodar mais uma vez (para entender melhor as limitações, lei aqui e aqui.), assim, estou começando a retomar alguns testes de astrofotografia de céu profundo apenas com a minha câmera DSLR e tripé fixo (ou eventualmente na montagem eq1 motorizada).

Veja este exemplo de uma foto que fiz em um tripé fixo e uma lente 18-55mm:

3 marias fotografada com tripé fixo
3 marias fotografada com tripé fixo

Melhor resolução: http://www.astrobin.com/157570/

Consegui obter esta imagem final através do empilhamento de 25 fotos, o que faz com que a imagem dê uma boa melhorada.

Mas veja o que é possível conseguir com esta técnica (quando alguém já detém a técnica, no caso, a foto abaixo foi tirada pelo colega Carlos Fairbairn, que de longe é um dos melhores astrofotógrafos do Brasil neste “estilo”:

Órion Partial (fixed tripod) - Carlos Fairbairn - http://www.astrobin.com/137328/
Órion Partial (fixed tripod) – Carlos Fairbairn – http://www.astrobin.com/137328/

Neste caso, ele utilizou uma imagem final gerada a partir de 530 fotos com 3 segundos de duração. E que imagem!!! Tudo com uma lente 50mm “pura”.

Mais dados da imagem: http://www.astrobin.com/137328/

Meu principal problema é um local para aprimorar a técnica, visto que dependo da poluição luminosa do local e da fase da lua, assim, tenho muita pouca chance de fazer testes para tentar evoluir nesta técnica, mas vou procurar me esforçar mais…

Por coincidência vi que o Rodrigo Andolfato abordou o assunto em sua última postagem, recomendo que façam a leitura: http://andolfato.blogspot.com.br/2011/12/imagens-em-tripe-fixo-camera-como.html

Veja também outro artigo do Andolfato sobre o mesmo assunto: http://andolfato.blogspot.com.br/2015/01/imagens-com-tripe-fixo-cometa-c2014-q2.html

Até a próxima,

Edinaldo Oliveira

Anúncios

9 opiniões sobre “Astrofotografia de céu profundo apenas com câmera, pode dar certo?”

    1. Olá,

      Na verdade, no mundo da fotografia existe este embate entre Cannon e Nikon, na astrofotografia alegam existir mais acessórios da Cannon para os astrofotografos, o que não é bem verdade. Eu mesmo utilizo Nikon e estou satisfeito. Com qualquer uma destas duas você estará bem…só não entre pela Sony, pois apesar de boa, é bem difícil de conseguir acessórios para ela.

      Abraço!

      Curtir

      1. Algum filtro pode substituir esta modificação?, tenho uma Canon T3i que gosto muito e não queria modifica-la para usar apenas em fotos do céu noturno. Obrigado

        Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s