Movimento Sociedade Terra Plana (STP), é sério?

Olá,

Pois é…parece que existem defensores para a teoria da terra plana, refutando totalmente todas as evidências sobre o planeta ser um globo (tecnicamente a Terra tem a forma de um esferóide oblatado.)

Em 1864, o inventor e escritor britânico Samuel B. Rowbotham publicou, sob o pseudônimo de ‘Parallax’, um panfleto intitulado “Astronomia Zetética: A Terra não é um globo” e, após sua morte, sua mulher criou a Universal Zetetic Society. Posteriormente, em 1956, Samuel Shenton criou a atual Sociedade da Terra Plana, com sede em Londres.

Concepção do planeta Terra, de acordo com os terraplanistas.
Concepção do planeta Terra, de acordo com os terraplanistas.

Os adeptos da teoria da Terra plana seguem um método de pensamento chamado “método Zetético”, uma alternativa ao método científico criado por um crente na Terra plana do século 19, segundo o qual as observações dos sentidos são inquestionáveis.

Na astronomia zetética, a percepção de que a Terra é plana leva à dedução de que ela realmente deve ser plana, e a antilua, a conspiração da Nasa e todo o resto são apenas racionalizações de como isto funciona na prática. Resumindo: a grande maioria é tola em não acreditar no que seus olhos percebem como realidade. Afinal, olhando para o horizonte podemos perceber que o mesmo é plano, logo, seria uma evidência de que a terra seria plana.

E em que eles acreditam?

A teoria afirma que a Terra é um disco com o círculo ártico no centro e a Antártida, um muro de gelo de 45 metros de altura, na borda. Funcionários da Nasa guardariam o muro de gelo para evitar que as pessoas subam no mesmo e caiam fora do disco. (como eles são preocupados conosco rsrsrsrs)

O ciclo de dia e noite é explicado pelo posicionamento do sol e da lua que são esferas com 51 quilômetros que se movem em círculos de 4.828 km sobre o plano da terra (as estrelas estariam em um plano 4.988 km acima, mas já vi estes valores variarem, para algo por volta de 50km…enfim, é um valor por aí…). Como holofotes, estas esferas celestes iluminam diferentes partes do planeta em um ciclo de 24 horas. Além disso, haveria uma “antilua” que escureceria a lua durante eclipses lunares.

A gravidade, para eles, é uma ilusão. Os objetos não são acelerados para baixo, mas é o disco da Terra que acelera para cima a 9,8 m/s², movido por uma força misteriosa chamada energia escura.

E o que tem abaixo do disco da Terra? Eles não sabem, mas a maioria acredita que seja composto de “pedras”.

A terra sendo um globo, como a água estaria presa neste globo? eles questionam…a explicação da terra ser plana aparentemente é mais lógica na sustentação da água no planeta, do que a força da gravidade.

E há também a conspiração de que as fotos do globo são Photoshop, os aparelhos de GPS são fraudados (atenção…fique esperto com aquele seu amigo programador na área de celular ou GPS, ele deve fazer parte da conspiração rsrsrsrs) para fazer os pilotos pensarem que estão voando em linha reta sobre uma esfera quando na verdade estão voando em círculos sobre um disco.

Além disto, embora não seja geralmente admitido entre eles, existe um suporte religioso por trás da teoria, conforme ilustração abaixo:

terra-plana

Neste vídeo eles explicam como funciona a teoria…após o forte apelo bíblico no início, depois começam a expor as ideias sobre como tudo funciona, e fala ainda sobre a “grande farsa”.

Mas podemos confiar realmente em nossos sentidos?

A resposta é: NÃO!

A maior parte da base da teoria da Terra plana é sustentada por evidências sensoriais, o que na ciência (verdadeira/método científico) não funciona.

Veja um exemplo muito simples: refração. “Refração é a mudança na direção de uma onda devido a uma mudança em sua velocidade. Isto é mais facilmente observado quando uma onda passa de um meio para outro com um ângulo de incidência diferente de 90°. A refração da luz é o fenômeno mais comumente observado, mas a refração pode ocorrer com qualquer tipo de onda, como as ondas mecânicas. Um exemplo de onda mecãnica são as ondas sonoras, que podem refratar quando passam de um meio para outro. Outro exemplo são as ondas do mar, que se refratam quando se propagam por locais com diferentes profundidades, que funcionam como diferentes meios.” – Fonte: Tuba Física

 O homem brinca com os efeitos da física para segurar sua própria cabeça dentro da piscina. Como a luz sofre um desvio ao passar do ar para o vidro e outro para chegar na água, o corpo submerso é "empurrado" para o lado, criando esse efeito.
O homem brinca com os efeitos da física para segurar sua própria cabeça dentro da piscina. Como a luz sofre um desvio ao passar do ar para o vidro e outro para chegar na água, o corpo submerso é “empurrado” para o lado, criando esse efeito.

Com este simples exemplo podemos perceber o quanto nossos sentidos são falhos, ou seja, não podemos meramente confiar no que vemos.

Contudo, é interessante perceber que não devemos descartar/refutar nossos sentidos sempre, mas sim, aliar os mesmos com a metodologia científica, como fez Eratóstenes, o homem que, há 2.200 anos atrás, calculou a circunferência da Terra com uma baixa margem de erro, utilizando um método bem simples, que qualquer um poderia fazer (e agora terraplanistas???? rsrsrs ele não usou nada da NASA ou qualquer outra tecnologia que supostamente poderia ser burlada):

Neste outro vídeo, “bem informal” (usando eufemismo rsrsrsrs) o professor falar sobre essa teoria da terra plana e da comunidade no facebook que aborda esse assunto (algumas coisas que ele fala, realmente, dá vontade de falar), vale muito assistir, você vai dar boas risadas…:

Sim, eles acreditam que os planetas não existem, a despeito das fotografias que tiro do telescópio na varanda da minha casa (devo fazer parte da conspiração, será?), e nunca me responderam porque os outros planetas são redondos e possuem órbitas e o nosso não….única resposta que me deram foi me bloquear na página deles, que é essa aqui.

Sem título

E qual o formato da Terra?

Para reflexão, deixo este trecho abaixo, retirado do curso de cosmologia do Observatório Nacional.

“Para nós, após termos acumulado milhares de anos de ciência e informações, pode parecer estranho que tanto tempo tenha passado sem que os filósofos naturais gregos, tão sábios na sua época, tivessem conseguido determinar o tamanho e a forma da Terra. O erro está em olhar criticamente para o passado do alto de tanto conhecimento. Transporte-se para a época em que eles viveram e tente, somente com a geometria, resolver este problema.

Conhecer o tamanho e a forma do nosso planeta era vital para o desenvolvimento da astronomia. O primeiro vestígio de que a Terra não era plana veio dos navegadores. Em terra firme, as irregularidades da superfície mascaram Eratóstenes (de Cirene).

No entanto, em alto-mar, quando este está bem calmo, esta curvatura é perfeitamente notada ao vermos que um navio que se afasta misteriosamente desaparece abaixo do nível do mar no horizonte distante. Mas isto poderia nos levar a imaginar que a Terra tem a forma de um cilindro. No entanto, este fenômeno ocorre em todas as direções, o que nos faz supor que a Terra é redonda.

Este argumento aparece por escrito, pela primeira vez, nos textos de Strabo, cerca de 10 a.C., embora ele diga que isto já era conhecido por Homero. Mesmo assim os antigos ainda podiam argumentar que somente uma parte pequena da Terra havia sido explorada e, portanto, somente esta parte seria esférica. As partes remotas poderiam ter outra forma.

Hoje, ninguém mais pode ter dúvidas sobre a forma da Terra. Ela não é perfeitamente esférica uma vez que o diâmetro de um pólo ao outro é 42 quilômetros menor do que o diâmetro no equador. No entanto, é errado dizer que a Terra tem a forma de uma tangerina. O diâmetro da Terra no equador é de cerca de 6500 quilômetros e a diferença de 42 quilômetros não significa muita coisa a não ser que a Terra é muito menos achatada do que qualquer tangerina ou parente dela.

As medições mais recentes, bastante precisas e delicadas feitas principalmente por satélites artificiais, mostram que o nosso planeta tem uma forma que se assemelha, muito ligeiramente, a uma pêra. Mas, cuidado ao afirmar isto. A Terra não tem a forma de uma pêra! Se quiser ser técnico, diga que a Terra tem a forma de um esferóide oblatado.

É importante lembrar que o conhecimento de que a Terra era redonda não foi perdido nos séculos seguintes. Assim, nem Vasco da Gama, nem Cristóvão Colombo, nem Pedro Álvares Cabral, nem qualquer outros dos grandes navegadores ou qualquer dos seus contemporâneos com cultura, tinham medo de cair da borda da Terra durante suas viagens para o oeste na tentativa de achar um caminho marítimo para as Índias.” – Fonte: Módulo 1 – Curso de Cosmologia Observatório Nacional, pág 43 e 44.

E daí??

Bom, este pequeno movimento, aparentemente inofensivo em uma primeira vista, tem arrebatado bastante pessoas, em sua maioria mais nova, ainda concluindo o ensino médio, e que acredita friamente que tudo que vem aprendendo na escola é parte de uma conspiração maior, ou seja, toda geografia e física ensinada nas escolas basicamente estaria incorreta.

Isto é sério, afinal, como ficará a formação de um profissional com esta visão de mundo? Um engenheiro que não acredita na física pode criar problemas mais sérios, não acha? Afinal, ele não acredita na gravidade e constrói prédios…. além disto, a concepção e percepção de mundo e de tudo que nos envolve, deste indivíduo, será totalmente deturpada e limitada, o que é uma pena.

Até a próxima,

Edinaldo Oliveira

——————–

Fontes:

Da origem ao fim do universo. Disponível em: < http://www.astroaprendizagem.on.br/daed/index.php > Acesso em: 03 nov. 2015.

GROSSMANN, Cesar. A mãe de todas as teorias da conspiração: a Terra-plana. Disponível em: < http://hypescience.com/a-mae-de-todas-as-teorias-da-conspiracao-a-terra-plana/ > Acesso em: 03 nov. 2015.

RAIN, Andy. Sociedade defende teorias bizarras sobre a Terra. Disponível em <http://exame.abril.com.br/tecnologia/noticias/sociedade-defende-teorias-curiosas-sobre-a-terra&gt; Acesso em: 03 nov. 2015.

110 comentários em “Movimento Sociedade Terra Plana (STP), é sério?”

  1. Edinaldo, pelo que fiquei sabendo, a página do FB muito provavelmente foi criada de zoeira (dizem que um estudante de matemática criou a página para ver o quão fácil é enganar os trouxas no Facebosta). Inclusive é praxe eles apagarem os comentários de quem contesta os posts com evidências científicas – até mesmo o tal “prêmio” oferecido por eles, ninguém nunca vai ganhar porque simplesmente eles não publicam nada que vá contra os ideais da página, serve apenas como cartada pra trucar o povo. O problema é que tem MUITA gente levando a sério, e depois que o estrago tá feito fica complicado de desfazer. Inclusive esse é um dos maiores motivos pra eu me manter afastado do FB, não tem nada que preste. rs

    Abs

    Curtido por 1 pessoa

    1. Olá!

      Pois é..já li esta teoria…mas sendo verdade ou não, tem muita gente levando a sério essa teoria (basta ver os comentários inflamados quando abre aquele vídeo do professor de física, lá no youtube), eu mesmo já tive o desprazer de cruzar com um cara desses em um grupo. Pior, que isto arrasta muito aluno, e os mesmo condenam a física e geografia que estudam no colégio.

      Abraço!

      Curtir

      1. O HOMEN NAO FOI PRA LUA
        SE FOI ANTES QUE NAO TINHAM MUITA TECNOLOGIA, PORQUE NÃO VÃO IR AGORA QUE ELES TEM?

        SE A TERRA E REDONDA, PORQUE VEMOS A ESTATUA DA LIBERDADE NOS ESTADOS UNIDOS, DE UMA DISTANCIA QUE NÃO DEVERÍAMOS VER COM A TERRA SENDO REDONDA?

        Curtido por 1 pessoa

    1. Leve sua luneta para frente do mar e observe um navio sumindo na curvatura. Espere bastante e depois aponte sua luneta para o ponto onde esse navio desapareceu e me diga se conseguiu ver ou não, ok? Já fiz isso com uma câmera com zoom de apenas 50x e sempre vejo todos os objetos que deveriam descer uma curvatura a distância. Só uma sugestão….

      Curtido por 1 pessoa

  2. Amigos, bom dia. Não sou de nenhuma “sociedade secreta” nem adorador de nenhuma “religião”. Mas, sem querer, fiz o que os “cientistas” como vocês já deveriam ter feito. Se tiverem paciência de ler, segue uma relato meu onde pude tirar conclusões.
    Conheci esse “papo louco” de terra plana em 2012 e vi como quase todos veem. Um total absurdo apoiado por lunáticos que querem corroborar as “escrituras sagradas”. Logo me esqueci deste assunto e segui minha vida. Em 2014 fui levar parte de minha família para uma viagem de cruzeiro. Meus pais, irmãos e cunhados foram viajar e servi de carona. Eles embarcaram e fiquei no porto, como muitos ali, acenando e me despedindo dos meus familiares que estavam saindo em viagem para outros países. Sentei e fiquei observando a ida do gigantesco navio até que ele sumisse da minha vista. Na hora lembrei das teorias da conspiração que havia visto em 2012 e ri. “Terra plana é o cacete…rsrsrs”, pensei. Ai lembrei que estava com minha máquina de fotografia Nikkon semi-profissional com zoom de 50x dentro do carro. Fui buscar, voltei em +/- 10 minutos, fixei a lente no ponto onde lembrava que o navio tinha desaparecido e iniciei o zoom. Para minha surpresa, quanto mais o zoom se aproximava, comecei a sentir meu coração gelar e meus joelhos tremeram quando puder ver a imagem do navio se aproximando, ficando mais próximo, até que o vi perfeitamente, inteiro. Com todas as pinturas em seu casco e vendo a silhueta das pessoas ainda em seu convés…. Retrocedi o zoom e vi que o navio começava a sumir novamente, como se estivesse sendo engolido pela “curvatura”. Desde então testo isso em grandes distâncias e sempre consigo ver, perfeitamente, o objeto que deveria estar atrás da curvatura. Então pensei, essa de ver embarcações desaparecem no horizonte ser a prova da curvatura do planeta é controverso… Como consigo ver objetos, que a olho nu sumiram numa curva, apenas dando zoom numa câmera semi-profissional???

    Enfim, tenho quase 40 anos de idade, sou empresário bem sucedido, tenho minha vida arrumada e não sigo nenhuma religião. Digo isso pois não tenho interesse em convencer ninguém de nada, apenas de pensar livremente. Quanto à ciência, com relação às questões fundamentais sobre este e outros assuntos, tudo é muita teoria (nenhuma experimentação observável), então precisa de fé para crer. Assim como os religiosos pedem fé, os grandes cientistas também, inclusive Einstein sobre a relatividade.
    Por fim, quero colocar minha opinião sobre a NASA e as fotos do planeta: A famosa foto de 1972, chamada de “mármore azul” mostra uma terra totalmente esférica. Ano passado o Neil deGrasse Tyson afirma que a terra tem formato de “pera”… Todas as fotos oficiais do planeta, no site da NASA, mostra um planeta 100% esférico. Fora que percebesse claramente que as próprias fotos da NASA divergem como relação à localização e proporção dos continentes. As fotos de 2005 são bem diferentes das de 2012, por exemplo. Então pergunto: Os continentes cresceram de tamanho absurdamente entre 2005 e 2012? Que saibamos, não. Mas nas fotos oficiais da Terra, cresceram.
    E sobre o cinturão de van allen (hoje é impossível de ser atravessado por humanos, mas em 1969 a NASA foi pra lua e transmitiu 8 horas ao vivo de lá sem a tecnologia de compressão de vídeos que temos hoje). Porquê a NASA faria isso? Por dinheiro e poder em plena guerra fria, visto que programas espaciais atraem trilhões em investimento dos próprios governos. Gastam mais “tentando colonizar marte” do que com o fim da fome mundial que ainda mata milhares todo ano.
    Peço que se aprofundem mais no assunto e pesquisem. Façam seus próprios experimentos e tirem suas próprias conclusões.

    Curtir

    1. Vitor, vou dar um voto de honestidade e responder.

      1. Sobre o formato da Terra, formato de pêra não é bem o termo científico, mas se assemelha. Nome técnico é esferóide oblatado, leia: https://unidospelaastronomia.wordpress.com/2016/02/13/qual-o-real-formato-do-planeta-terra/

      2.Essa questão do vídeo, é mera perspectiva: claro que para você o objeto some, e na lente aproxima…olho e câmera possuem distâncias focais diferentes. Na verdade, já observei manchas solares sumindo no “horizonte” do Sol, que é bem mais longe que barcos em alto mar, então, não vejo necessidade de fazer o experimento.

      3. A curvatura existem várias formas de medir, veja um exemplo: Como Medir o Raio de Curvatura da Terra com Auxlio de um Canal de Navegação:
      http://www.scielo.br/pdf/rbef/v23n2/v23n2a15.pdf
      Em um simples eclipse lunar é possível ver a curvatura da Terra, além do que, todos os planetas são redondos, pelo menos foi o que vi no meu telescópio.

      4. O lance do cinturão é o “maior trunfo” do pessoal da teoria da conspiração, recomendo que leia e entenda melhor:

      http://www.projetoockham.org/historia_lua_5.html

      http://mensageirosideral.blogfolha.uol.com.br/2014/11/27/um-muro-invisivel-contra-radiacao/

      5. Sobre conspirações, leia:
      https://unidospelaastronomia.wordpress.com/2015/07/29/teoria-da-conspiracao-contra-a-nossa-inteligencia/

      https://unidospelaastronomia.wordpress.com/2016/02/24/missoes-apollo-lado-oculto-da-lua-sons-misteriosos-e-a-teoria-conspiracao/

      é isto.

      Atenciosamente,

      Edinaldo Oliveira

      Curtir

      1. Grande Edinaldo… Obrigado pela resposta. Entendo que acreditar nessa “loucura” de terra plana mexeria com tudo que você conhece sobre você mesmo. Sobre sua paixão pelo que faz e pelo que acredita. Na astronomia, nos ensinam a olhar pra cima, quando para identificarmos uma curvatura no planeta (e sim, me apego muito a esse assunto de curvatura) basta olhar para a frente. Nas escolas e faculdades não te ensinam o simples cálculo para se encontrar a “queda” da curvatura. O cálculo na verdade é bem simples. Pelo tamanho da suposta circunferência da Terra, a face deve curvar para baixo 8 polegadas por milha, multiplicado pelo quadrado da distância. E, com todo respeito, esse seu papo de perspectiva não vai fazer com que eu veja o litoral de uma ilha que está a quase 65 Km distância. A essa distância, a curvatura não permitiria que eu visse essa ilha, pois ela estaria +/- 290 metros abaixo da curvatura. Mas eu vejo perfeitamente da frente da minha casa, inclusive os pequenos barcos dos pescadores atracados na praia. Vou repetir. 65Km de distância e vejo a areia da praia de uma ilha que deveria estar a 290m abaixo da curvatura… Mas, você é esperto demais para apontar sua luneta para a terra, e não para o sol, e fazer esse experimento simples. Ou é uma questão de perspectiva? Minha perspectiva fez a ilha subir 290 metros? Acho que não. Acho que só numa planície isso seira possível, não numa bola. Você conhece a extensão territorial do Texas? Ou das savanas africanas? Você sabia que elas são consideradas quase que totalmente planas mesmo tendo extensões gigantescas? Claro que não sabia. Se soubesse veria que é impossível isso acontecer numa bola. Você pesquisa só o que lhe é conveniente para não se frustar com a realidade.

        Outra coisa, quando questionei o formato da terra agora passado como “pêra”, é que todas as fotos oficiais você vê uma esfera perfeita. Desde 1969. Mas ela é na verdade no formato de um esferóide oblatado agora (e eu sei perfeitamente o que isso significa). Porque nenhuma foto oficial nunca mostrou isso. Sempre um círculo perfeito. Pense, cara. Quer continuar acreditando num big bang de bilhões de anos, sem prova experimental nenhuma, só com a fé de que aconteceu?

        Mas quem sou eu para querer te fazer pensar diferente? Não expus minha opinião para você tentar me ensinar sobre o globo. Não tenho nenhuma prova do globo, pois simplesmente não existem. Imagens computadorizadas e câmeras “olho de peixe” não provam nada. Mas minha câmera, agora a Nikkon 9000, com zoom de 83x (apenas) não me mostram nenhuma curva. O navio que vi com a câmera antiga, tinha mais de 2 horas de zarpado… e eu o vi inteirinho… Não sei a distância exata que ele estava, mas a ilha que vejo a 65km de distância, como explicar? Mas você também não sabe pois não tem como explicar isso num globo.

        Meu conselho é: Continue com sua vida, fazendo exatamente o que se espera de você e não mude. Não desacredite de seus ideais e não pesquise nada além do que você encontra em seus livros de ciências. Não investigue a vida desses autores e continue idolatrando-os. Continue apontando seu telescópio apenas para cima. Não pesquisa sobre as expedições de Capitão Byrd na Antártida nos anos 40 e 50, nem as operações “high jump”, “fish ball” e “Dominic” feitas pelos EUA e antiga união soviética logo após essas expedições na Antártida. Viva em paz no seu mundo redondo, girando à 1.666 km/h em torno de si, num ângulo de 23º, viajando a 110.000 km/h ao redor do sol e a trilhões de Km de distância das estrelas que vê em seu telescópio e boa sorte! Não fique chateado comigo, já fui igual à você,

        Curtir

      2. Sobre a Terra ser uma esfera, já ouviu falar em algo chamado mar?

        Agora me explique por qual razão todos os planetas são “redondos” e somente a Terra é plana? O eclipse? acho que você não leu nada e não queria opinião nenhuma, dei um voto de fé, mas vejo que é mais um destes terraplanistas… lamento. Pensei que não iam chegar aqui, mas já vi que estava enganado.

        Curtir

      3. Nossa que resposta cientíca a sua !!!!!

        E depois fala dos Terraplanistas

        Como o cara aí falou…….Explica porque ainda conseguimos ver o Navio depois que ele sumiu no Horizonte ???

        Já vi Globistas como Você dizerem quer era por causa da curvatura…….Inclusive matémáticos que dizem que após 4,6KM é a curvatuda da Terra no Horizonte.

        Pensei que ia ler provas ,matemáticas aqui e só vi o que vejo sempre sarcasmo contra os Planistas.

        PROVA COM CIÊNCIA AÍ ESPERTÃO……….. OU SE CALE

        Curtir

      4. Uma pergunta: se a lua estivesse mesmo num movimento circular sobre uma terra plana e as estrelas num movimento circular sobre um domo, poderia haver sincronia de movimento entre ambos?

        Curtir

    2. Tem meu apoio amigo, lí seu comentário e meu pensamento é igual o seu… De uns tempos pra cá, venho me aprofundando nessa teoria e cada vez mais, me convenço de que a NASA é uma instituição que prega a “sua e exclusiva” verdade, com objetivo não de ensinar, desvendar mistérios mas sim de enganar…

      Curtir

  3. Edinaldo,

    Sim. Eu sei o que é algo chamado mar. Moro de frente para um deles mas não entendi qual ponto quer tocas com esta pergunta.

    E sim, eu li todas as matérias dos links referências que você colocou e para eu concordar, tenho que acreditar cegamente, como você, que a terra é uma esfera. Ai faz todo sentido. Não preciso de seu voto de fé. Sua ideologia sim, precisa ter muita fé para crer.
    Lamentável é um “cientista” se negar a fazer um experimento simples. Apenas apontando uma luneta para a terra, em linha reta. Simples assim. Mas sobre isso você é evasivo. Simplesmente não responde pois não tem resposta e tem medo de encarar a verdade que está na sua frente, na lente de sua luneta. Faça esse experimento e poste aqui. Eu te desafio!

    Vocês dizem que detectar a curvatura é fácil, basta ver o formato dos planetas e o desaparecimento de um navio no horizonte e ai está. Mas, se focar uma câmera você o verá qualquer navio sumido perfeitamente. Ai você passa a dizer que isso não vale (que é miragem, perspectiva). Quanto aos planetas serem perfeitamente redondos e a terra ser um esferóide oblatado achatado em baixo (como uma pêra)? De acordo com a formação dos planetas (teoria do big bang) o giro não permitiria que fossemos um esferóide oblatado e sim uma esfera perfeita. Mas você não vai pensar sobre isso.

    Quando você aponta seu telescópio para júpiter, ele se parece com as imagens oficiais cedidas? Não. Os planetas são claramente brancos e brilhantes, todos eles, sem exceção. Mas nas imagens computadorizadas da Nasa eles ganham cores e texturas incríveis, impossíveis de se ver assim mesmo com as melhores lunetas disponíveis no mundo (já estive em vários observatórios).

    Não sou terraplanista, não faço parte de nenhuma “sociedade alternativa”. Sou um cidadão que, assim como você, viveu enganado por muito tempo. E achei esse site por acaso. Aliás, você deveria estar agradecido pela visita, visto que seu site não tem muitas e a maioria dos posts quase não tem nem comentários. Suas postagens são cópias de outros sites desta linha. Você não pensa por você.
    Entendo seu medo de pessoas como eu, que fazem experimentos, observam e tiram conclusões. Poucos tem a coragem necessária para buscar as respostas por si mesmo. Analisei todas as matérias dos links da sua primeira resposta e você não fez um experimento simples sugerido por mim, e tenho certeza que não pesquisou nada que sugeri por medo de sua “crença fanática” se desfazer. Ou pior, não pesquisou por preguiça, o que acontece com a maioria dos “cientistas” como você.

    Última pergunta que você também não me responderá. Você sabia que a gravidade e a velocidade da luz nunca foram constantes científicas? Em todas as antigas medições ao redor do mundo sempre deu divergência e se considerava sempre uma média até que instituíram os valores padrões que vemos hoje por uma questão de acabar com as divergências apontadas e experimentos de medição?

    Você é um bom repetidor, não é um pensador.

    Curtir

    1. “Quando você aponta seu telescópio para júpiter, ele se parece com as imagens oficiais cedidas? Não. Os planetas são claramente brancos e brilhantes, todos eles, sem exceção. Mas nas imagens computadorizadas da Nasa eles ganham cores e texturas incríveis, impossíveis de se ver assim mesmo com as melhores lunetas disponíveis no mundo (já estive em vários observatórios).”

      Você já viu minhas fotos de Júpiter? Saturno? Lua???

      Tá aí: http://www.astrobin.com/users/edinaldojunior/

      São MINHAS, não da NASA ou de quem quer que seja…eu vi os planetas, eu fotografei, da minha varanda e para a surpresa não é que parecem da NASA? Ou será que minha câmera foi fraudada pela NASA?

      E a Terra possui a aparência esférica por causa do mar, que cobre as imperfeições…

      Quanto ao experimento, na verdade, fiz melhor que você, pois olhei um objeto centenas de vezes mais distante, e mesmo assim vi a curvatura..

      “Você sabia que a gravidade e a velocidade da luz nunca foram constantes científicas? ” não entendi nada disso? mesmo porque é possível mensurar a velocidade da luz? qual a questão que você levanta?

      Curtir

    2. olha, sou leigo em astronomia, mas sou bem curioso, e completamente maluco pensar que a terra é plana realmente, isso pode se ligar com um transtorno social, que acho que meu pai tem, de que todo mundo quer te fazer mal, oque ganharia fazer as pessoas acreditarem que a terra é uma esfera? ja viu aquela experiencia com o balão de ar quente (acho que é ar quente, ou hélio sla) onde voce coloca uma camera apontada pra baixo ou em um angulo de 30°, tambem não sei, mas você ve perfeitamente o formato da terra. e obvio voce que que ela não é plana, assim como todos planetas, e contando com o fato que o universo não tem um “chão”.

      Curtir

    3. Amigo: a terra tem 40.000 km (aprox) de diâmetro que divididos por 360 graus resulta em 111 km.=, ou seja a cada 111 km temos a inclinação de 1 grau que para o olho humano é irrelevante. Como voce espera que 65 km façam alguma diferença? pense um pouco.

      Curtir

    4. Nossa….achei o maximo. O que o Vitor escreveu…Estou numa fase com os meus 47 anos ,onde ja questiono pra mim mesma ,tantas coisas que me foram ditas ao longo de minha vida e hoje, ja nao acredito com tanta veemencia.

      Curtir

    5. O ESPERTÃO NÃO FAZ O EXPERIMENTO E AINDA QUER SER CHAMADO CIENTISTA ????

      VC É UM PIADISTA……ACREDITA PIAMENTE NOS GOVÊRNOS

      PORQUE NÃO VOLTARAM A LUA SE FORAM 11 VÊZES ENTRE 1969 E 1972 ??

      ERA TÃO FÁCIL………..IAM ATÉ MONTAR UMA LANCJONETE LÉ DE TÃO FÁCIL

      DAQUE 3 ANOS VÃO FAZER 50 ANOS QUE O HOMEM NÃO PISA MAIS NA LUA……..TÁ FICANDO VERGONHOSO JÁ

      50 ANOS SEM IR A LUA……….!!! MAIS DUAS VÊZES POR ANO ….KKKKKKKKKKKKKK

      CLARO……….SE VC É PATO ………O POVO NÃO QUER SER PATO

      Curtir

  4. Você é um charlatão fanfarrão mesmo… rsrsrs Posta no face que “invadi” seus comentários…rsrsrsrs Só 2 curtidas????? Você não tem respaldo nem entre seus seguidores… rsrsrs
    Excluiu meu último comentário aqui por quê? Não tem como responder, né? Entendo.
    Cara, prometo que não mais me verá por aqui. Você não tem condição intelectual para atrair minha atenção (aliás, nem de quem concorda com você visto o tanto de visitantes que atrai aqui e no face). Mas garanto que no futuro lembrará deste dia. E ficará com a mesma cara que tem hoje, de babaca. Postagem no face com efeito coriolis numa pia prova o quê??? Mude a posição da torneira e mudará o fluxo da água. Até o formato da pia interfere…. mas nem esse experimento você faz… Não precisa publicar meus comentários. Você lendo, pra mim, já é o suficiente.

    Curtir

  5. Vitor, esse dado de 290m está equivocado. Se é uma curva entre um ponto A e o ponto B o local mais alto é seu meio já que a partir daí ela se torna descendente. Então em 65 km o ponto mais alto estará no km 32,5 que possui 88m. Deve levar em consideração o como a imagem se forma em nossos olhos ou na câmera, que é através da luz. Deve considerar também os km de atmosfera que a luz precisa atravessar para chegar até nós e os desvios que ela sofre nesse percurso. O comportamento da luz varia com o meio, como no exemplo da água usado na matéria, nos cabos de fibra óptica ou no ar. Um bom exemplo é essa experiencia http://www.manualdomundo.com.br/2012/11/a-luz-que-faz-curva/ . Essa curva da luz possibilita que a imagem se forme no sensor da câmera devido sua df bem maior que nossos olhos. Quanto a sua câmera, está tentando ver curvatura dando zoom que por sua vez estreita o campo de visão? Se apontar para frente prova a Terra plana então qual a razão de existir horizonte, ou ao menos ele ser parecer tão próximo (uns 5km) numa praia? Também está superestimando a velocidade de 1666km/h. Um avião comercial viaja mais da metade dessa velocidade e demora um bom tempo para cruzar só o nosso céu aparente. Ainda que a velocidade fosse a mesma, não pareceria rápido. Leve em consideração que em um globo apenas o equador atingiria tal velocidade, as demais regiões teriam velocidade diferente. Deveria considerar que se dividisse os 40.000 km de circunferência do planeta pela velocidade 1666, teria dias de aproximadamente 24h que é exatamente o que acontece, assim como tb explica os fusos, as noções de longitude, duração de dias, anos…Levou em consideração o que seu sentido te indicou como verdadeiro, tudo bem, isso quer dizer que há realmente água numa pista num dia quente, afinal vc a ver(miragem), mágicos realmente desaparecem com pessoas… Isso não é zoeira, é só para mostrar que os sentidos são facilmente enganados. Recomendo que além da câmera leve em consideração de como ocorre as auroras boreais e austrais, os movimentos circulares das estrelas nos polos Norte e Sul celestes, os eclipses, a movimentação dos planetas, os meteoritos, as sombras em locais diferentes, as posições dos astros em tais locais e use realmente o método científico para formular uma hipótese a ser testada com experiencias por toda e qualquer pessoa. Crie uma teoria fundamentada para descrever como tais fenômenos ocorrem na natureza envolvendo fatos, leis e hipóteses já testadas a exaustão e exponha ao mundo, provavelmente ganhará um Nobel caso confirme sua ideia pois seria a maior descoberta dos tempos atuais.
    Quanto as Savanas e Texas, acha que consegue notar 1° de curvatura em 1km? Complicado né…então é pouco provável que note esse único grau nos 111km correspondentes a cada um dos 360° do globo.

    Curtir

    1. Rafael, esse Vitor não sabe nem conceitos básicos de fotografia, imagina de cálculo.

      Agora vir dizer o que eu e todos que olham no telescópio é mentira, aí foi demais…quer dizer que também faço parte da farsa da NASA e invento todas as fotos planetárias? kkkkkk piada…

      E como outros vem dizer que não acessa mais o canal, mas volta para perturbar…e ainda diz que apaguei comentários???

      Curtir

    2. A prática da atividade científica foi construída, mas nem sempre exercida, com base em um pensamento filosófico irrefutável: buscar racionalmente a Verdade e, encontrando-a, vivê-la. E é assim por quê? Por que a Verdade sempre é soberana, absoluta – e é assim mesma – a despeito do que alguém considere: concordamos ou não que a Terra tem uma forma? A forma da terra é real, existe, é uma verdade absoluta, inegável, da qual não se pode fugir. Não é a Verdade quem traz dor, mas a mentira vivida, e que foi revelada. Mas qual mentira? A da Terra Plana? A da Terra esférica? É exatamente em torno da busca dessa resposta que deveriam se concentrar as paixões, estas que, em certa medida, são tão essenciais quanto o conhecimento, desde que não usadas como instrumento de ataque a pessoas. Submeter a provas de resistências os fundamentos (conceitos, leis, definições etc) do que alguém defende como verdade é um modo de ele verificar se há falhas no que sustenta e determina o modo como ele deve (ou é aconselhado) a viver a realidade. Uma atmosfera de discussão em que sejam preservadas a razão e a cordialidade é sempre necessária. Que o peso das constatações e argumentações seja a única coisa a desequilibrar o oponente, que, por sua vez, deve sentir-se não ofendido, mas impelido a buscar novas evidências e argumentações para nova contraposição. Um debate assim – escrito – tem a vantagem de dar tempo a cada oponente estudar, verificar, testar e, por fim, apresentar sua conclusões.

      Curtir

      1. Você não tem nem o português de nível fundamental e quer contestar alguém kkkkkkkk

        Uma redação coerente não é encher “liguiça” ou impressionar, é defender suas ideias com argumentação lógica. O único zé aqui é você, mal aprendeu o português e quer falar sobre ciência…

        Curtir

  6. Engraçado como dizem que só pesquisamos o que nos é conveniente pra “provar” o globo, mas fazem o mesmo pra “provar” essa teoria absurda. Dizer que tudo o que a ciência em geral descobriu até hoje é mentira, é fácil. Mas provar o contrário e demonstrar o porquê disso que é bom, nada. Só vejo conspiração. E sem contar como esses caras são evasivos: apresente algo que refuta o “plano” deles e veja as esquivas.

    Enfim, ótimo texto, continue disseminando a verdade e o conhecimento!

    Curtir

    1. Obrigado Emerson! Realmente esses Terraplanistas são uns idiotas…viu que ele na cara de pau falou que os planetas não são da forma que apresentam para nós? Só que o detalhe é que eu mesmo tirei diversas fotos deles kkkkk

      E viu? Não concordou e eles já começam com os gritinhos deles…sem argumentos…se ele me provar que com um telescópio não podemos ver os planetas como são, aí viro terraplanista kkkkk

      Curtir

  7. Vcs que acreditam no globo me explique porque que o ceu e azul.atmosfera e o ar ê azul?porque na estrela polaris nao ha movimento.ja que o globo nao para de rodar!porque nao existe foto do outro lado da lua nem nova expedicoes para lah?pq ate um mendigo pode ter camera e filmar e postar no whatzap a verdade.porque em nenhuma viagem da lua amostram a camera saindo da terra e chegando sem recortes e numca fizeram nenhum teste nuclear em nenhuma prorporcao.eu sou tecnico em radiologia conheci a historia de nikola tesla sem quer e me aprofundei pesquisem.ele foi roubado todas as ideias deles.porque a gravidade da maquina dele a ressonancia magnetica nao atrai seres humanos que sao 2 a 3 a gravidade da terra que e 1 tesla ,nao precisa ser nenhum fisico para ver que essas fotos da nasa nao condiz com a verdade. Eu nao queria acreditar eu acredito nao acrefitando mas tao lavando a mente faz tempo com jornal foto da hublle aliens e afins,a ciencia numca vai fabricar ser humano pq nem animal nem um ser microscopico consegue so com a mesma balela de sempre spelando com o que olhos nao podem ver.eu tambem surfo as ondas numca iam ser tao perfeita assim sem variacoes e a mare numca ia ser so mesmo tempo tao diferente tendo as vezeslua e direcao de vento e ondulacao msritma nao existe onda igual.pergunta para ciencia se ela consegue para um terremo furacao ou chuva

    Curtir

  8. Deviam enfincar no eixo imaginario um a haste e fazer um sistema para captar energia para suprir todas as necessidades energeticas do mundo .mas infelismente e imaginaris e nao passa se teoria o globo

    Curtir

  9. O amiguinho lá em cima (william sao luis) podia começar pesquisando livros de gramática básica.

    Juro que eu não consigo conceber uma pessoa que acredite em Terra Plana

    Curtir

  10. Olá Edinaldo Junior, como vai?

    Vi alguns comentários seus sobre o assunto da Terra Plana e fiquei meio chateado. Mas não vou culpa-lo, o rapaz também se exaltou..

    Você perguntou sobre a tal “borda”, realmente.. têm algumas filmagens e fotos de paredes enormes de gelo, mas não dá para se ter uma visão completa.. o que poderia ser simplesmente um iceberg.

    No entanto, alguns questionamentos sobre a terra globo são bons termos em mente: A curva da terra não é possível ser medida, mesmo em distâncias de mais de 90km (procure sobre as fotos de Joshua Niwick de chigado), Os aviões voam em linha reta, o que seria impossível em uma terra globo, visto que teriam que estar sempre inclinando o bico para baixo para não ir para o espaço… Não sentimos o movimento da terra, nem de rotação, nem de translação. Porém, sentimos uma leve brisa no rosto. A alturas de mais de 30km não é possível ver curva nenhuma, embora a NASA mostre curva nos vídeos que ela fez do homem que saltou da maior distância (Patrocinador Redbul). Outro ponto é que o sol quando é visto do alto, tem um ponto de calor bem embaixo (quando existe nuvem), na água é possível explicar com base no reflexo, mas na nuvem?

    Sobre suas fotos eu achei legal, não acredito que sejam falsas.. porém, seu argumento foi que “se os planetas são redondos, por que a terra seria plana”? Visto que na teoria da terra plana não se acredita em gravidade, as estrelas estariam presas dentro de uma espécie de camada invisível, como um papel de parede para decorar a noite. Assim como os “planetas”, visto que não sabemos com certeza o que são (desconsiderando as imagens da NASA).

    Bom, espero que tenha dito alguns pontos que acho importante analisar, e espero não ter ofendido ninguém 🙂

    Até mais!
    Evandro.

    Curtir

    1. Olá Evandro,

      Acho que faltou detalhar a questão dos outros planetas não serem planos e a gravidade. Por exemplo, como explicar um Júpiter ou Saturno “esférico”, com luas “esféricas” e estas luas em constante rotação em torno destes planetas???

      Abraço

      Curtir

      1. Eu gostaria de ver as fotos suas sobre as luas de Saturno e Júpiter para ter uma noção do que você está falando. Segundo a teoria da terra plana, a gravidade simplesmente não existe.. estou aberto a discussão sobre 🙂

        E claro, embora realmente suas fotos mostrem luas em Saturno e Júpiter, ainda temos que desbancar a influencia da curvatura em relação a distância… visto que em vários vídeos mostram sempre o mesmo plano (impossível na terra globo) e todas as outras provas acima que eu mencionei.. além das montagens photoshop da NASA, que ao meu ver, só tiram a credibilidade da agência..

        Curtir

  11. Certo, vi algumas que me deixaram com dúvidas… http://www.astrobin.com/161845/
    Isso aqui é o que? Você filmou o planeta girando e um pedaço de terra circulando ele? Quanto tempo foi a filmagem? As fotos de Andrômeda e a Triangular eu nem comento.. não que estou duvidando das fotos, mas ver um monte de gás espalhado na tela não da pra dizer que é uma “galáxia com bilhões de estrelas e trilhões de planetas”… E ainda calcularam não só a velocidade da Andrômeda, como também previram que ela vai se chocar com a Via Láctea daqui alguns bilhões de anos.. de onde sai esses cálculos nem o leão de Nárnia descobre, visto que mapearam todo o sistema solar mas agora “descobriram” uma nova lua para a Terra… informações nada consistentes..

    Curtir

    1. Não precisa debater as nebulosas…foque nos planetas.

      Ali foi o momento em que uma das luas de Júpiter está sendo ocultada por Júpiter… não lembro quanto tempo de fotografia tirei.

      Mas é simples: arrume qualquer telescópio de 70mm ou 90mm, aponte para Júpiter e fique lá observando… você verá todo o movimento de rotação.

      Abraço!

      Curtir

  12. Uma dúvida que sempre me vêm a mente, como é possível controlar uma sonda em tempo real próxima a Júpiter, levando em conta a distância, que esta sonda está da Terra e ainda enviar imagens em tempo real.
    Isso é no mínimo curioso, mas todos aceitam sem questionamento.

    Curtir

    1. Olá Pedro! Não existem segredos, é física básica newtoniana. É feito todo um cálculo de lançamento e rota, e a gravidade faz o resto.

      Em relação à programação, toda a rota já é pré programada, eventualmente é que é dado um comando remotamente (que levam minutos para chegar na sonda). As vezes é necessário colocar ela para hibernar, por exemplo, ou corrigir algum problema na programação.

      Veja uma reportagem completa: Os 5 segredos da Nasa para levar uma nave a Júpiter

      Abraço!

      Curtir

  13. Essa discurssao serviu pra uma coisa soh: descobrir essa galeria de fotos! Muito incrivel, to apaixonada. Ano passado fui no observatorio ver Jupiter em Belo Horizonte e deu pra ver junto com 4 luas, mas muito pequeno mesmo. Porque o observatorio fica numa praca muito movimentada, ai nao dava pra aumentar o zoom muito ou tremeria tudo. Mesmo sendo pequeno eu achei lindo, e me senti privilegiada de conseguir enxergar aquela mancha.
    Suas fotos sao sensacionais, parabens!

    Curtir

  14. Não tinha como não logar…
    Estou com você Edinaldo Junior.
    A questão da pessoa poder “ver”, com luneta ou equivalente, o navio que supostamente já deveria ter sumido pela curvatura da terra pode ser explicado pela refração da luz, que propicia que as imagens sejam lançadas contra a atmosfera e dai sejam “vistas” por um observador usando luneta ou câmera com zoom, situação esta que nada mais é do que aproximar seu ponto de observação de um objeto; além do que há forte indícios de que a gravidade produza uma curvatura na trajetória dos fótons, o que não seria de surpreender, pois certamente há uma interação gravitacional fóton-terra-fóton. Não vou explicar como se formam as imagens, nem como a luz se comporta na atmosfera/ universo, pois são conhecimentos básicos estudados em colégio.
    Obviamente os eclipses (de sol, de lua), confirmam que os planetas são esféricos (ou aproximadamente), ponto final.

    Curtir

  15. esses terraplanistas são muito burros meu DEUS como eles são ignorantes , quer provar que a terra plana? vai fazer os experimentos por conta propria e pare de repetir o que esses idiotas falam seus orelhudos, comprem um telescopio desses baratos tasco 90mm e levem em frente ao mar aberto em um ponto alto (para não inventarem desculpa que não viram o outro lado do continente por causa das ondas) e mirem no horizonte , sabe o que vcS verão? agua .mar ,se verem um navio vão ver sim ele sumindo no horizontes sabe porque? porque a terra e redonda seus burros !! a marinha o exercitop e a aeronautica BRASILEIRA tem calculos avançadissimos de rotas aereas maritimas e terrestres todas baseadas em uma terra esferica, quer dizer que todo mundo esta errado e só estão brincando , e vc que fica na frente de um pc vendo idiotices de religiosos esta certo de que a terra e plana ?questionando calculos de uma ciencia que vc jamais sequer entende pq não tem estudo? trabalhe junte uma grana e se puder va fazer uma vizita na NASA é possivel sim e vcs vão ver se eles estão brincando mesmo ! E MAIS FACIL PROVAR QUE A TERRA E REDONDA do que plana , vão estudar e parem de acreditar nessas fantasias da idade media

    Curtir

  16. Olá… parabéns pelo ótimo trabalho.

    Esse pessoal da “Terra Plana”, os “terraplanistas”, estão ganhando uma força que, para mim, já se torna preocupante. Não me preocupo com eles, pois têm o direito de acreditarem no que quiserem. Preocupo-me com as crianças e adolescentes que “caem como patinho” nos engodos.

    O grande problema é que muitos professores, cientistas e divulgadores de Astronomia não estão preocupados com isso, em geral. E na maioria das vezes, apenas fazem chacota dos terraplanistas. Isto apenas reforça a fixação deles. São poucos os sites e livros que refutam de modo eficiente os argumentos que eles usam. Na verdade, não é tão trivial mostrar as evidências da Terra Esférica. Tudo irá depender de quais leis físicas você leva em conta. E do quanto de Matemática e Astronomia você conhece.

    Mais uma vez, parabéns pelo trabalho.

    Curtir

    1. Sandro, realmente, esse movimento vem ganhando alguma notoriedade na mídia, muitos terminam seguindo essas teorias malucas.

      Futuramente pretendo fazer mais alguns posts sobre o assunto.

      Você é físico? Caso seja, deixo o espaço à disposição para divulgar algum artigo sobre o assunto, caso tenha interesse.

      Abraço e Obrigado!

      Curtir

      1. Oi, Edinaldo…Estou a disposição. É sempre um prazer (e acho que também um dever) ajudar.

        De fato sou físico. Trabalhei por 15 anos no Observatório da UFES e no Planetário de Vitória. Nos últimos anos, no Planetário, atuei justamente na formação de professores.

        Em 2013 me afastei para começar o mestrado em Astronomia no Observatório Nacional – ON e atualmente estou fazendo o Doutorado, também no ON.

        Aqui, eu e outros colegas, tanto da Astronomia quanto da Geofísica, estamos nos mobilizando para criar um canal (ainda não decidimos como) para divulgar conceitos de Física, Astronomia, Geologia e áreas afins, de um modo mais preciso. Queremos fazer isso para apresentar a estudantes e professores de ensino médio e fundamental, opções para acesso material didático, mas sem perder a precisão. Assim que tivermos algo “no ar” posso te avisar.

        Um grande abraço,

        Sandro.

        Curtir

      2. Olá Sandro,

        Que bom! Precisamos de mais divulgadores da ciência (em especial na astronomia).

        Interessante que recebi outra proposta semelhante hoje, que ainda estou pensando como seria a melhor forma de ajudar: uma graduanda em licenciatura em física quer abrir um clube de astronomia no colégio em que ela acompanha a parte pedagógica e desenvolve alguns trabalhos, daí ela me montará esse clube em parceria com a universidade em que ela estuda, e me questionou se os alunos poderiam publicar trabalhos em meu blog. Obviamente que fico à disposição para gerar uma conta para o clube, e permitir o livre acesso para postagens no blog, no entanto, levantei a questão de uma possível falta de identidade do clube, por não ter um espaço próprio…ainda estamos pensando nisso. A outra ideia seria eles criarem um blog próprio e eu apoiar na divulgação e eventuais publicações deles, enfim, estamos estudando a proposta, que deve iniciar apenas em Março/2017.

        No seu caso, seria um canal em vídeo, no YouTube? Ou artigos? Como falei anteriormente, deixo o espaço em aberto para quem quiser falar sobre ciência, o que seria bom para o blog, já que eu sozinho não dou conta de tudo.

        Abraço!

        Curtir

      3. Bacana, esta iniciativa da professora. Que bom.

        Pois é… ainda não decidimos. Estamos estudando os melhores formatos, mas provavelmente teremos vídeos. Alguns curtos, de 5min, e outros mais detalhados de 30min. E incluiremos entrevistas com pesquisadores.

        Deixamos para pensar nisso depois do “recesso” de Janeiro.

        Mantenho você informado.

        Curtir

  17. PORQUE A NASA NÃO FEZ OUTRA EXPEDIÇÃO A LUA COMO ANTES?
    COMO A LUZ NÃO CHEGA INSTANTANEAMENTE NA TERRA, MAS A NASA CONSEGUE MEXER EM UM ROBÔ EM TEMPO REAL EM JUPTER?
    KKKK CARA MUITO ESTRANHO NE?
    E VOCÊS ACREDITAM MESMO QUE O HOMEM FOI PARA A LUA?
    ACREDITAM QUE O WTC FOI UM ATO TERRORISTA?
    QUER DIZER QUE SE EU ME ESCONDER ATRAS DE UMA PEDRA A 95KM DE DISTANCIA, E ALGUEM OLHAR EM UM TELESCOPIO KKKK ELE VAI ME VER?
    VOCÊS ACREDITAM EM DEUS?

    Curtir

    1. pesquise sobre as outras missões Apollo, a 11 que vocês sempre falam não é a ultima, e quanto custa uma missão de ida a Lua?

      não é um robô em jupter, é uma sonda orbitando jupter, ele não precisam controlar ela em tempo real pois pode se calcular a sua trajetória com dias de antecedência, baixe o jogo kerbal space, a mecanica desse jogo vai fazer você entender mais ou menos como que funciona isso, no jogo você consegue planejar a viajem toda assim que sai da terra.

      Eu não acredito em deus, mas até onde eu sei, você são uma minoria de cristãos que interpretam a biblia como prova da terra plana.

      Se você pensassem bem, vocês só estão ajudando a desqualificar a bíblia.

      Curtir

    2. Você mesmo pode provar que o homem foi a lua apontando um laser de 1GW para lua, 3 das 6 missões Apollo deixaram espelhos lá, basta apontar nas coordenadas certa. Esses espelhos são usados para medir entre a lua e a terra. E o homem não vai lá novamente porque não há mais nada para explorar e os custos são altíssimo. Abraço.

      Curtir

  18. Aos que infelizmente são manipulados e ainda acreditam nesta mentira de globo, podem mostrar algum experimento científico mostrando um globo segurando água ao seu redor a uma velocidade de 1.666km/h?? Não existe força gravitacional, por um acaso tem um experimento provando a gravidade? Experimente magnetizar uma barra de ferro e depois a coloque no fogo, ela irá se desmagnetizar, que força gravitacional é esta que atrai matéria para o seu centro de fogo??
    As pessoas não flutuam por questão de densidade; Matéria menos densa tenda a ficar por cima, a atmosfera é menos densa que o solo a água; Cada componente da terra esta no seu devido lugar, de acordo com sua densidade. Isto é fácil de se provar, junta água, óleo, areia, oxigênio, e outros tipos de substâncias heterogêneas que desejar, todos irão se organizar no seu devido lugar, graças a densidade.
    Gravidade nunca foi provada e nem será por que não existe.

    Curtir

    1. Faça o seguinte teste, você em pé em uma superfície plana, pule para cima, afastando-se da superfície de referência, o que acontece? você retorna ao mesmo ponto…
      Como se explica isso? Força gravitacional que puxa você para baixo.

      Curtir

  19. tem ate uma explicaçao sobre as fases da lua e o eclipse lunar (black body radiation)… mais facil de acreditar. pois como se explica um eclipse lunar de dia com o sol em um lado do horizonte e a lua em outro, pois é isso é complicado.

    Curtir

  20. Amei essa matéria e as explicações nas respostas sobre a curvatura da terra me responderam algumas dúvidas! E sua galeria de imagens ( astrobin) é esplêndida! Parabéns

    Curtir

  21. Engraçado.. a galera passa decadas se matando de estudar e chega cada jumento q nem escrever direito sabe, pra ficar aqui latindo q nem cão raivoso… é muita audacia!

    Curtir

  22. Existem milhões de engenheiros, geólogos, geógrafos, físicos, matemáticos espalhados por mais de 200 países, que passaram a vida toda estudando e chegam por si só a conclusão de que a terra é redonda. E eu vou acreditar em um cara com uma câmera que ele diz que é nikkon que diz que tem um zoom de 50x, que ele diz que ficou observando um barco sumir no horizonte durante duas horas, que ele diz não ter a mínima idéia da velocidade do barco, ou do seu tamanho ou altura. Que ele não tem a menor noção do tamanho do diâmetro da terra, de quantos graus ela inclina a cada quilômetro. Em resumo um cara que não estudou e não entende nada de cálculos. Prefiro acreditar nos engenheiros, matemáticos, físicos, geógrafos, geólogos, etc… e em suas intermináveis horas de estudo.

    Curtir

  23. Olá pessoal!

    Primeiro parabéns ao Edinaldo pelas excelentes astrofotos!

    Nesse link tem uma analise muito interessante sobre essa crença na “Terra plana”:
    http://cinegnose.blogspot.com.br/2017/03/teoria-da-terra-plana-renasce-mais-uma.html

    Um trecho do artigo: “… Como nos ensina a História, nesses momentos o anti-intelectualismo, o irracionalismo e os fundamentalismos ganham força. Por trás de tudo isso, a desconfiança de que por muito tempo contaram somente mentiras para nós. O pensamento crítico cede lugar à fé cega e ao ressentimento.
    A bizarra teoria da Terra Plana é um desses ao mesmo tempo curiosos e preocupantes fenômenos antropológicos.”

    Vejo como perda de tempo discutir com os terraplanistas visto que eles não está a procura de conhecimento e sim de uma forma para darem vazão a seus ressentimentos.

    Prefiro usar meu tempo livre observando os planetas, estrelas e nebulosas usando um dos três telescópios que construí ou planejando a construção do quarto telescópio.

    Curtir

  24. Esses terraplanistas gostam de viajar na maionese!
    Uma pergunta aos terraplanistas de plantão: Por onde anda o cometa Halley? Tá onde agora? Quer dizer que a cada 76 anos ele fura o domo?
    Hahahahahahahaha!!!

    Curtir

  25. Edinaldo, meu caro, belo trabalho, congratulações!!!
    Algumas perguntas, caso queira responder:
    1) Você tem algum conhecimento sobre a chegada do segundo sol?
    2) É verdade que ele virá e haverá um realinhamento no sistema solar?
    3) E que a Terra sofrerá uma grande baixa nesse período?
    4) A Nasa já tem imagens desse astro?
    5) Já publicou esse assunto?
    Grato pela atenção!

    Curtir

  26. Hahahaha sério isso? Essa teoria de Eratóstenes é fácilmente explicada pelo Sol estando localizado sobre a Terra, como uma lâmpada, se eu estou debaixo dela a sombra é diferente de eu estando ao lado dela, o nexo dos “cálculos” de Eratóstenes são ZERO, uma vez que podem muito bem terem se embasado nos números dele para definirem o “diâmetro” da Terra no presente alegando que possuem “referências” antigas de que isso é uma verdade, a mesma definição que os terraplanistas defendem é o que mencionei sobre a lâmpada. Diferente de você eu não engulo simplesmente uma ou outra teoria mas observo as questões e respostas que ambos fazem e até agora NINGUÉM dos crentes da bola molhada me explicou o porquê em certos dias a LUA possui mais de sua metade iluminada DURANTE O DIA, impossível qualquer efeito de refração sendo que a atmosfera e o vácuo teriam refração ínfima. Ahh não ser que os crentes da bola molhada assumam que a Lua está mergulhado na água kkkkk.

    Fato é que são questões muito bem levantadas pelos terraplanistas que ninguém consegue responder. Como por exemplo o porquê a Lua não desaparece com mais frequência uma vez que praticamente não existe refração no vácuo e ela fica toda iluminada.

    Curtir

  27. Pode rir, pode escraxar, isso só mostra a maturidade de alguns porque quanto mais mostram a verdadeira face, mais gente casca fora de diso , bastante mesmo já cascaram fora, já são 11 milhões brasileiros que são terra planistas e não para de crescer , quer dizer que pra cada cada terra planista é um globalista a menos, tão perdendo pessoal estão tudo debandando, por isso que o sistema inteiro tá querendo abafar o caso e junta tudo na defesa do indefensavel , é o sistema do demiurgo, é o tal da matrix, ninguém pode pensar diferente, que coisa num sistema que se diz democrático, isso só no papel, porque na realidade só protege os seus e nada além

    Nem sempre a maioria é sinonimo da verdade, verdade não tem dono não.

    e nem sempre a maioria é o que está com a razão, isso mostra em qualquer livro de história

    Até Jmanuel sendo a minoria naquela época não era a favor o sistema, e ele é considerado homem mais importante e influente até o dia presente por muitos a mais de 2019 anos

    E eu não sou religioso e sei disso porque sou um cara de mente aberta pior cego é aquele que finge que vê,
    e que acha que sabe tudo e o tempo parou, e não precisa evoluir, e não prcisa aprender mais nada, só ficar na base do copy e cole o resto da vida…

    E para finalizar lembrar que no Brasil pela medidas mundiais está nas últimas posições educação, é o proprio sistema que fala isso e não eu, então pela lógica por ai vê que nem sempre um diploma é sinômimo de inteligência para alguns, e para esses nem preciso falar, é só na base do copy e cole mesmo

    eu não falei nome a ninguém pra ninguem sentir ofendido, então se quiser chorar vai chorar na cama

    Mas isso não é culpa nossa não é do sistema, porque a gente desde criança é programado a pensar igualzinhos e agir igualzinhos, como robos e papagaios sempre repetindo, sem nunca poder questionar nada se não o sistema inteiro cai em cima dos quatro lados

    não é tridimensional apenas kk

    Curtir

    1. “…declararam crer que a Terra seja redonda 90% dos entrevistados e o restante disse não saber sua forma. A crença de que a Terra é plana se revelou inversamente proporcional à escolaridade. Enquanto 10% das pessoas que deixaram a escola após o ensino fundamental defendem o chamado terraplanismo, essa parcela diminui entre os que estudaram até concluir o ensino médio (6%) ou superior (3%).”

      “O astrofísico Marcelo Gleiser, professor do Dartmouth College, em New Hampshire (EUA) descreve como trágica a situação e classifica como ridícula a negação da forma esférica da Terra.

      “Isso mostra uma falha do sistema educacional brasileiro. Eu acho que algumas dessas pessoas que dizem que a Terra é plana na verdade não acham isso, e estão fazendo um movimento de ‘resistência’: eles acham que a ciência controla a vida deles, que a sociedade moderna é manipulada pelas empresas que controlam a tecnologia e se veem vitimados pela ciência. Então eles pegaram a coisa mais absurda possível, a ideia de a Terra ser plana, e usam isso para demonstrar insatisfação.”

      https://paranaportal.uol.com.br/geral/terraplanistas-pequisa-brasileiros-terra-e-plana/

      A esfera é o volume perfeito do universo; o melhor coeficiente de arrasto, melhor aerodinâmica, melhor volume para dissipação das tensões superficiais, etc, etc…

      Em fim, cada um acredita no que melhor se encaixar com sua crença e conhecimentos…

      Meu respeito a todos, civilizadamente.

      Curtir

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.