O tempo nublou, e agora? O que fotografar?

Olá,

Apesar de ser verão, o que tipicamente quer dizer muito sol aqui no Nordeste, estamos passando por um inverno atípico, onde a maioria dos dias está com céu nublado, ou seja, para um astrofotógrafo isto significa guardar os equipamentos por alguns dias, semanas ou até meses. Mas será que não podemos aproveitar nossa câmera DSLR para fazer outros tipos de registros??

fotografia-300x200

Quando comecei na astrofotografia de grande campo, aprendi o básico para fotografar este tipo foto, em condições de pouca iluminação (afinal vou fotografar um céu escuro), o que implicaria em ter que aprender alguns conceitos da fotografia, como ISO, abertura, tempo de exposição e foco (estes conceitos são extremamente básicos na astrofotografia). Mas, já que tinha aprendido um pouco a fotografar sem luz, será que não poderia arriscar algumas fotografias na luz? Afinal, o significado da palavra fotografia é a”arte ou processo de reproduzir imagens sobre uma superfície fotossensível (como um filme), pela ação de energia radiante, esp. a luz.

O mais interessante, quando comecei a pesquisar dicas sobre fotografias, é que percebi que diversos fotógrafos, profissionais, apresentavam dificuldades quando tentavam adentrar no mundo da astrofotografia, pois parece que esta possui algumas peculiaridades que exigem ajustes técnicos por parte do fotógrafo que “gosta da luz”.

De certa forma fiz o caminho inverso: primeiro iniciei meu aprendizado na fotografia diretamente na astrofotografia (não sabia nada de fotografia), após isto, comecei a tentar algumas fotos aqui e acolá, como forma de aprendizado (até hoje, pois ainda estou longe de conseguir boas fotografias).

Aproveito aqui para deixar minha galeria no Flickr, que pode também ser acessada aqui pelo blog: https://www.flickr.com/photos/133337700@N03/albums

Hoje existe muito material disponível no youtube e alguns livros com preços bem acessíveis, além, claro, de muitos grupos no facebook, sobre o assunto.

Aproveitei para explorar técnicas como HDR, Macrofotografia, Fotos mais conceituais, e por aí vai, e já vai me rendendo bastante material.

Deixo abaixo alguns links para quem quer iniciar:

É isto! Boas fotos! Quem quiser, pode deixar nos comentários o link do seu trabalho no flickr.

Edinaldo Oliveira

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s