Como localizar a Via Láctea?

Olá,

Pretendendo tirar uma foto do braço da nossa galáxia (a Via Láctea), mas não sabe como encontrá-la para fazer isto? Passarei aqui algumas dicas básicas para ajudar em sua localização.

via2

Primeiramente algumas dicas gerais:

  • na semana de lua nova, quando a lua não aparece no céu ou aparece muito fraca. Veja aqui um calendário lunar;
  • longe de cidades, principalmente as grandes. Quanto mais longe, mais fácil capturar o brilho das estrelas devido à falta de interferência luminosa;
  • dias sem nuvens, já que um céu nublado não nos deixa ver as estrelas.

Aproveito e deixo aqui a recomendação de leitura para o artigo: O que é a poluição luminosa? E porque ela é tão ruim para a astronomia?

Sempre que pretendo fotografar a Via Láctea, geralmente vou para um sítio mais afastado do centro urbano (uns 25km), o que me proporciona um céu bem estrelado, inclusive, olhando para o local onde está o braço da Via Láctea, a olho nú, podemos ver uma nuvem cinza, bem clarinha…se conseguir ver isto, com certeza vai tirar boas fotos.

Para localizar onde ela está em determinado momento, recomendo previamente você pesquisar em um aplicativo chamado Stellarium (gratuito para PC e pago para celular, embora baratinho, e se pretende tirar mais fotos do céu, recomendo que compre).

Aplicativo Stellarium
Aplicativo Stellarium

A primeira dica, para encontrar o centro da Via Láctea, é localizar a constelação de escorpião, acredito que seja a dica mais fácil. Para localizar uma determinada constelação ou estrela – Antares é uma boa para iniciar, pode utilizar um outro aplicativo, gratuito para celular, o Google Sky Maps, baixe ele na loja e experimento – lembrando de ativar sempre o GPS).

Lembrando que o rastro do braço da Via Láctea é longo, e que nem sempre conseguiremos ver o centro (na data do presente artigo, o centro só aparece já próximo de amanhecer, bem no horizonte), mas não desanime, olhe para o cruzeiro do sul, por exemplo, e verá também um belo pedaço da nossa galáxia.

via1

Dicas finais

  • Leve sempre com você uma lanterna para este tipo de fotografia. Ela te ajudará a enquadrar a sua imagem, configurar a câmera e enxergar onde anda, já que fotografar estrelas envolve estar em locais muito escuros;
  • objetivas grande  angulares são excelentes para este tipo de fotografaria. Elas permitem colocar grandes cenários dentro de uma imagem te possibilitam enquadrar mais facilmente;
  • um controle remoto para disparar a câmera ajuda a não deixar a foto tremida, já que você não precisa encostar na câmera pra apertar o botão.

Recomendações de leitura:

Boas fotos!

Edinaldo Oliveira

21 comentários em “Como localizar a Via Láctea?”

      1. Ola novamente,eu queria que você tirasse uma duvida minha, quando eu chegar em um bom lugar,numa boa noite sem nuvens,eu vejo a Via Lactea igual aquelas belas filmagens em alta exposição ou verei apenas um borrão branco com algumas nebulosas e as estrelas com brilho forte.
        Porque estou planejando ir para Nova Friburgo,pois disseram que é um bom lugar para se ver a Via Lactea( Eu não sei se você já viu a Via Láctea mas eu queria saber),você acha que é um bom lugar?

        Curtir

      2. Olá!

        Não! à olho nú verá algo como uma nuvem cinza…tipo de chuva, só que mais fraquinha…mas com certeza conseguirá destacar no céu, depois de uns 10..15min no escuro, e a pupila abrir mais.

        Curtir

  1. Olá Edinaldo.
    Gostei de suas explicações sobre a via láctea.
    Por gentileza, peço, se possível, me esclarecer:
    As fotos que normalmente vemos da via láctea, belíssimas assim como as suas, mostram o centro da galáxia ou uma parte de um dos braços?
    Grato.

    Curtir

  2. Olá Edinaldo! Obrigado por sua atenção em me responder.

    Tomei conhecimento hoje do blog “UnidospelaAstronomia” e fiquei feliz por sua existência. Estou vendo que possui uma grande abrangência e estou muito animado para percorrer seus vários caminhos.

    Perdoe-me por voltar ao assunto das fotos, mas por favor me informe sobre sobre essas que aparecem nesta página, mostrando a via láctea por trás de um telhado de uma residência. Qual a parte da via láctea que aparece nessas fotos ?

    Grato!

    Curtir

    1. Opa!

      Via Láctea

      Não sei se foi essa foto acima…no caso, por limitação da minha lente (do kit, uma 18-55mm), que mesmo em 18mm, pega um campo pequeno, ainda mais por minha máquina ser cropada, aparece mais a região central da via láctea (essa parte mais densa no centro, de cor diferente).

      Parte do braço você pode ver na região do cruzeiro do sul, por exemplo.

      Nessa foto abaixo fica mais fácil de visualizar o centro e parte do braço:
      Via Láctea completa
      Observe que a parte mais brilhante é o centro, e coincide com a área que fotografei.

      Consegui explicar?

      Curtir

  3. Explicou sim. Tirou minha dúvida.

    A dúvida me surgiu ao ler que o sistema solar fica mais ou menos na metade da distância entre o centro e a extremidade da via láctea. Então, fiquei sem conseguir imaginar como a parte que aparece nas fotos se encaixa com o ângulo de visão a partir da terra.

    Parabéns pelo blog. Estarei visitando com frequência.

    Obrigado!

    Curtir

      1. Bom dia! Eu tenho uma nikon D5300, uso a lente de kit e uma 50 mm para capta bem a luz, agora também comprei mais duas lentes da marca Altura, que se acopla na lente 18:55, uma 35x olho de peixe e uma 43x super macro 52 mm back theread 82mm front theread. Gostaria d saber sua opinião sobre essas lentes, e qual mês e mais visível a via láctea já que agora esta difícil.

        Curtir

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.