Como ocorre o fenômeno de formação das fases da lua?

Olá,

Meu nome é Priscila e está é a minha primeira participação no blog, Sou astrônoma e astrofotógrafa amadora e você pode conferir o meu trabalho neste link do astrobin:

http://www.astrobin.com/users/Priih.gomes/

Sou também graduanda no curso de  licenciatura em física, agora que vocês já sabem um pouco sobre mim, vamos ao que interessa!

Já reparou que a lua sempre está com uma configuração diferente no céu?! Há dias em que ela está cheia e outros que ela nem esta visível. Esse fenômeno chama se fases da lua. Você sabe como ele ocorre? Não?! Explicarei como ocorre este fenômeno, vamos lá?

explorando-ciclo-lunar-2Este fenômeno ocorre devido ao movimento da Terra, Lua e o Sol. Sabemos que estes três astros estão em constante movimento. A lua em movimento de translação (clique aqui para saber mais) na órbita da Terra  e a Terra, por sua vez, em translação na órbita do Sol.  Você pode conferir uma simulação da translação da Terra em torno do sol neste link: http://daed.on.br/astro/movimentos-da-terra , recomendo também que leia o artigo sobre o lado oculto da lua (https://unidospelaastronomia.wordpress.com/2015/09/02/a-verdade-sobre-misterioso-lado-oculto-da-nossa-lua/).

Agora que sabemos alguns conceitos básicos, explicarei como ocorre cada fase da lua.

fases-luaFase Nova: Devido ao movimento de rotação que a Lua faz, vemos sempre o mesmo lado dela, quando estamos na fase “Nova” é por que o Sol esta iluminando o lado “oculto da Lua”

Fase Crescente: Conforme a Terra-Lua faz o movimento de translação o Sol começa a iluminar mais a face visível da lua e menos a face oculta. O formato da lua se assemelhará com a letra “C” aqui no hemisfério Sul já no Norte se assemelhará com a letra “D”

Fase Quarto Crescente: Lembra que só vemos uma metade da Lua e a outra fica oculta para nós? Pois bem, quando a lua chega na sua fase quarto crescente quer dizer que a metade da metade da Lua está iluminada.

Fase Cheia: A Lua estará 100% (da parte visível) iluminada pelo Sol.

Fase Minguante: Após a lua chegar no ápice de luminosidade a iluminação vai diminuindo pois o Sol começa a iluminar a face oculta da Lua. . O formato da lua se assemelhará com a letra “D” aqui no hemisfério Sul já no Norte se assemelhará com a letra “C”

Fase Quarto Minguante: Mesma coisa da fase “Quarto Minguante” a luz diminuiu até chegar a metade da metade iluminada da Lua, a partir daí a iluminação diminuirá ate retornar a fase “Nova”.

É Importante lembrar que a Lua gasta cerca de 29 dias para fazer o ciclo.

Se ainda não estiver ficado claro suficiente para você, recomendo que dê uma olhada nesta simulação(http://gruposputnik.com/Paginas_com_Flash/Lunar%20Phases%20Simulator%20%28NAAP%29.htm) ela está em inglês, mas é de fácil entendimento.

Recomendo ainda que veja o vídeo abaixo, onde resume tudo que foi explicado:

Existe também um aplicativo para android chamado “Fases da Lua”( https://play.google.com/store/apps/details?id=com.universetoday.moon.free&hl=pt_BR)  que mostra em qual fase a Lua está, além do horário em que ela nasce e se põe.

Até a próxima Pessoal!

Anúncios

2 comentários em “Como ocorre o fenômeno de formação das fases da lua?”

  1. Parabens pela explicação,pelas fotos e pela dedicação ao trabalho. Eu tinha uma duvida basica sobre a face escura, ete pequeno video me deu uma boa explicação. agora minhas observaç~çoes a olho vão ser mais objetivas;
    Se uma parte do globo ve a lua como um C e a outra como um D, no centro/equador vemos então um risco
    reto?

    Curtir

    1. Opaa! Obrigada, fico feliz que tenha esclarecido algumas dúvidas suas. Bom vamos lá, não exatamente, a Lua na linha do equador aparece deitada. Você pode dar uma lida nesta matéria da super: http://super.abril.com.br/ciencia/nao-confunda-as-fases-da-lua. Tem também está imagem que representa como ela é vista no equador: https://www.google.com.br/search?q=vis%C3%A3o+da+lua+linha+equador&espv=2&biw=1366&bih=599&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ved=0ahUKEwj-mPeeouHMAhVDkpAKHTuTCAwQ_AUIBigB#imgrc=4jgKSYhhx9OmwM%3A

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s