Diâmetro angular de um objeto

Olá,

O diâmetro angular de um objeto é o seu diâmetro aparente quando observado a partir da Terra, utilizando medidas em graus, minutos e segundos de arco. Essa medida é utilizada na astronomia para medir o tamanho dos objetos na esfera celeste

Da mesma forma que o metro possui a subunidade centímetro ou milímetro, o grau (que se utiliza do símbolo º), também se subdivide em minutos (‘) e segundos (“) de arco. Este tipo de informação é importante para percebermos as distâncias no céu. A medida em graus de uma circunferência é obtida através de sua divisão em 360 partes iguais, e cada parte equivale a 1º (grau), dividindo esse arco de 1º em 60 partes iguais, teremos partes iguais de 1’ (minuto), que ainda podemos dividir em 60 partes, encontrando arcos de 1” (segundo).

Assim, podemos concluir que Iº = 60’ e I’ = 60” (um grau é igual a sessenta minutos e um minuto é igual a sessenta segundos).

Por exemplo: a Lua e o Sol possuem cerca de 0,5º (ou 30 minutos de arco, já que 0,5º = 30 ‘), mas, apesar de possuírem o mesmo tamanho aparente, obviamente que o Sol é muito maior do que a Lua, essa aparência se dá devido à diferença da distância entre os dois astros em relação à Terra (o Sol está bem mais longe do que a Lua, tomando a Terra como referencial).

Este mesmo efeito pode acontecer quando mudamos a perspectiva de onde vemos o Sol. Por exemplo, sabia que o Sol, visto de Marte é um pouco menor, já que Marte está aproximadamente 50% mais longe do Sol, quando comparando com a Terra.

Dois mundos, um Sol - Quão diferente seria um pôr do sol visto aqui da terra e visto de marte? Como comparação, duas imagens de nossa estrela em comum no final de mais um dia. Aqui, não escalonei a imagem para ter a mesma largura angular.
Dois mundos, um Sol – Quão diferente seria um pôr do sol visto aqui da terra e visto de marte? Como comparação, duas imagens de nossa estrela em comum no final de mais um dia. Aqui, não escalonei a imagem para ter a mesma largura angular.

Mas como podemos estimar este tamanho durante a observação? Simples: com a nossa mão.

Na prática, essa compreensão das distâncias angulares irá nos ajudar a ter uma ideia sobre o posicionamento dos objetos na esfera celeste e as distâncias aparentes entre si, ou ainda, perceber a área que determinado objeto ocupa no céu.

Na astrofotografia, esta noção do tamanho aparente de cada objeto nos permitirá escolher melhor qual lente se aplicará melhor para determinada situação, visto que cada conjunto de lente x câmera possui um campo de visão.

Existem softwares que podem nos indicar tais medidas, mas de forma provisória, podemos nos utilizar da mão e dos dedos, para fazer tal estimativa. Lembro ainda que 1 centímetro equivale a 1 grau.

Medição de distâncias angulares
Medição de distâncias angulares

Por exemplo, digamos que seja possível verificar no céu um cometa e sua calda. Podemos então estender bem o braço (é necessário que o braço esteja bem estendido), e verificar com um dos símbolos qual o tamanho angular de determinado objeto. Digamos que verificando a calda do cometa, descubra que ele tem aproximadamente 15º, e posso descobrir isto rapidamente utilizando os símbolos descritos acima.

Voltando ao exemplo da relação lente x distância angular, por exemplo, a visão humana tem quase 180 graus de amplitude total na horizontal e 100 na vertical; a visão binocular – isto é, o campo coberto ao mesmo tempo pelos dois olhos – é de mais ou menos 120 graus na horizontal. Uma lente de 50mm em sensor full-frame proporciona um ângulo de visão de 40 graus na horizontal e 27 na vertical. Bem mais estreito. Assim, ao adquirir uma lente, procure saber qual o ângulo de visão dela, esta informação é bem valiosa para fotografias de grande campo.

Até a próxima,

Edinaldo Oliveira

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s