Atualmente, onde adquirir equipamentos para astronomia?

Olá!

Em meados de 2015 (mais precisamente em Julho), escrevi um artigo intitulado “Dicas de como adquirir equipamentos diante da crise“, pois estávamos na iminência de dias negros para a astronomia aqui no Brasil, e infelizmente estava certo.

negociando

O dólar pipocou, e a loja referência aqui no Brasil (estou falando do Armazém do Telescópio), teve que encerrar as atividades neste triste ano de 2016, deixando órfãos milhares de astrônomos e aspirantes à astronomia, o que foi um grande golpe.

A loja citada, ainda tentou articular algumas mudanças na forma de pagamento e ajuste de preço, no entanto, tais medidas não foram suficientes.

Então a pergunta mais recorrente atualmente é: onde posso comprar um equipamento?

De início, fique sabendo que não encontrará preços tão atraentes como os de 1 ou 2 anos atrás, até o presente momento, isso é passado (e sem previsão de melhoras).

Conforme destaquei no artigo citado no início, uma boa opção é recorrer ao mercado de usados, especialmente na comunidade do Facebook “Mercado de Astronomia” –  – , embora os preços tenham aumentado, ainda encontramos boas oportunidades de compras…mas atenção!! Fique atento nas referências do vendedor, tome sempre as devidas precauções.

Lojas que ainda vendem equipamentos (somente novos), porém, preços nem sempre são atraentes, estoque quase sempre zerado e atendimento deixando muito a desejar:

Algumas outras lojas interessantes:

Atrevo-me a dizer que atualmente os três sites acima e o grupo “Mercado de Astronomia” estão sustentando a astronomia amadora aqui no Brasil, ainda mais depois do Armazém do Telescópio encerrá as atividades.

Aproveito a oportunidade para convidar os leitores a escrever nos comentários suas experiências de compras nos sites acima, ou ainda, sugerir novos sites para esta lista. Penso em reservar uma área do site com estes links, na intenção de facilitar futuras compras de equipamentos.

Até a próxima,

Edinaldo Oliveira

Anúncios

26 opiniões sobre “Atualmente, onde adquirir equipamentos para astronomia?”

  1. olá Edinaldo,
    Realmente, infelizmente essa minha paixão por astronomia aflorou bem este ano de 2016. Lendo posts e foruns de astronomia, sempre vi a discrepância de preços entre os equipamentos que o pessoal comprou em 2014, 2013, com os preços de USADOS (isso mesmo!) de hoje em dia. O preço de um novo naquela época era quase a metade de um usado atualmente. Mas mesmo assim, há 15 dias atrás minha esposa me presenteou com um SW 70mm comprado no http://www.bazarastronomia.com/, com o Sérgio Falcão, ótimo vendedor, tira todas suas dúvidas, atendimento de primeira!
    Antes do telescópio comprei também um Binoculo Celestron 10×50 Upclose G2, este novo na caixa. com o Ricardo da astrolua.com.br., outro grande vendedor, que já considero como um amigo, pelas várias dúvidas que ele já me respondeu, com toda a paciencia e grande conhecimento que ele tem sobre o assunto.
    Bom, essa é minha experiência de um iniciante na astronomia, testei bem pouco os equipamentos, pois aqui não para de chover, mas espero que sejam bem aproveitados.
    Abraços!

    Curtir

    1. Olá Wilian!!

      Rapaz…que presentão hein!! rsrsrsrs é um excelente telescópio para iniciantes…

      Pois é…você foi justamente nos sites que citei como os que ainda mantêm viva a esperança dos ansiosos astrônomos amadores aqui no Brasil, e seu feedback é muito importante. Havia lido boas referências, mas a sua foi bem detalhada. Obrigado pela contribuição.

      Aproveite e navegue no blog, tem algumas boas dicas para te ajudar na utilização do 70tinha.

      Abraço!

      Curtir

  2. Eu sempre tenho alguns itens de astronomia, sou vendedor do mercadolivre, e trabalho com preço atraentes até pra ajudar os amantes deste lindo hobby que tambem participo. Comprar de pessoas fisicas é uma boa tambem!

    Curtir

  3. Legal as dicas, mas só tem um detalhe: a CASA DO ASTRÔNOMO, TELESCÓPIOS.NET; BINÓCULOS.NET; ASTROBRASIL e, creio, PARAQUEDAS, são do mesmo grupo e só vendem lixoscópios. Sugiro retirá-los da lista pra não induzir o pobre principiante em erro. Afinal, não tem coisa pior que pagar caro e ter uma visão errada do que seja a astronomia amadora e do que é possível observar com bons equipamentos.

    Curtir

  4. Cara, o Site Tellescopio.com.br do Israel é nota 10, sempre fui muito bem atendido e sempre comprei equipamentos por lá e nunca tive problemas, atendimento sempre muito rápido e prestativo. Hoje no Brasil é a única loja referência em equipamentos para astrofotografia. Sugiro que corrija a informação de que “deixa a desejar” pois não é verdade, fato esse atestado por vários colegas nos grupos do facebook. Abraços.

    Curtir

  5. Olá Edinaldo. Quero parabenizá-lo pelo blog que traz informações valiosas sobre o mundo da astronomia. Em 2015 você fez uma publicação fazendo uma análise muito boa sobre um telescópio SKYWATCHER 70MM de baixo custo para iniciantes na astronomia (https://unidospelaastronomia.wordpress.com/2015/06/09/quer-investir-pouco-para-iniciar-na-astronomia-observacional-um-skywatcher-refrator-70mm-az2-pode-ser-a-solucao/). Como o armazém do telescópio fechou as portas, gostaria de pedir para fazer uma análise semelhante com algum modelo telescópio de baixo custo que custasse até mil reais, e que na sua análise pessoal seria a opção com melhor custo/benefício para iniciantes. Na telescopios.net eles trabalham com SKYWATCHER, poderia ser um deles.
    Estou vendo o modelo: http://www.telescopios.net/produto/telescopio-sky-watcher-refletor-76mm-rf-bk767az1/1621. O que acha deste, dá para começar com ele sem virar uma grande decepção.
    E quanto aos binóculos, daria para indicar um modelo ou marca que não seja muito ruim nem muito caro, até no máximo uns mil reais?
    Meu receio é acabar comprando um modelo ruim demais ao estilo dos vendidos nas grandes lojas de varejo.

    Curtir

      1. Olá Casemiro!

        Sua dúvida me estimulou a fazer uma postagem somente sobre binóculos rsrsrsrs
        Mas para adiantar: pelo que pesquisei, a Nikon fabrica produtos razoáveis…outra marca legal é a TASCO.
        Você sabe o que significa 8×42 (oito por quarenta e dois)??
        – O primeiro número é a magnificação óptica. Um par de binóculos 7 x 35 ou 7 x 50 fazem com que os objetos pareçam sete vezes maior do que a olho nú;
        – O segundo número é a abertura, ou o diâmetro, das lentes que captam a luz (as lentes grandes) nos binóculos, medida em milímetros. Assim, binóculos 7 x 35 e 7 x 50 têm o mesmo poder de magnificação, mas o par 7 x 50 tem lentes maiores que recebem mais luz e mostram as estrelas mais apagadas do que o par 7×35;

        Quanto maior esses valores, maiores os binóculos e consequentemente seu peso e dificuldade para visualização. Particularmente acho legal começar com um 7 x 50…

        Enquanto não escrevo o artigo, sugiro que leia esse artigo: Clique aqui

        Boa sorte!

        Curtir

    1. Olá! Desculpe a demora em responder…o tempo tá curto e fui dar uma pesquisada.

      Bom. O refletor, apesar de ter uma abertura maior que o refrator (76mm x 70mm), possui o problema de “sombra” do espelho secundário, que termina por deixar a abertura equivalente a um 70mm (a grosso modo…na verdade esse tema é polêmico).

      Aliado a isso, você terá o trabalho de aprender e colimar o telescópio uma vez ou outra perdida, coisa que o refrator não precisa (nem o Maksutov).

      A montagem que acompanha o refletor de 76mm é muito fraquinha (AZ1), só aconselho AZ2 ao menos…

      Eu não compraria esse modelo…melhor um mak 90mm ou refrator 90mm ou 70mm, com montagem AZ2, virtuoso ou EQ1 (para aprendizado).

      Abraço!

      Curtir

  6. Fico agradecido pela resposta Edinaldo. Sugiro que no artigo você também faça uma análise de um binóculo específico com faixa de preço e link para alguma loja. Entendo que nem todo mundo pode gostar da sua sugestão e da sua análise, contanto que compreendam que é sua opinião pessoal. Eu particularmente respeito e levo em consideração a opinião de quem entende do assunto. E o artigo sobre binóculo que você sugeriu acima é muito didático, tirando muitas dúvidas. Valeu, e um forte abraço.

    Curtir

  7. Olá Ednaldo!
    Tenho um tele skywatcher 150mm star discovery goto e uma câmera expanse 120 mono.
    Também algumas explicações do pessoal do antigo Armazem sobre como configurar todo o sistema (softwares) para tirar fotos!
    Infelizmente não consegui configurar tudo como foi informado e o Armazem fechou as portas antes de retirar todas as dúvidas.
    Existe alguma possibilidade de você postar informações sobre os softwares necessários? Como configurar a câmera no tele (sei que é possível ligar os dois)?
    Obrigado,
    Max.

    Curtir

    1. Olá!

      Pelo que pesquisei, a Nikon fabrica produtos razoáveis…outra marca legal é a TASCO.
      Você sabe o que significa 8×42 (oito por quarenta e dois)??
      – O primeiro número é a magnificação óptica. Um par de binóculos 7 x 35 ou 7 x 50 fazem com que os objetos pareçam sete vezes maior do que a olho nú;
      – O segundo número é a abertura, ou o diâmetro, das lentes que captam a luz (as lentes grandes) nos binóculos, medida em milímetros. Assim, binóculos 7 x 35 e 7 x 50 têm o mesmo poder de magnificação, mas o par 7 x 50 tem lentes maiores que recebem mais luz e mostram as estrelas mais apagadas do que o par 7×35;

      Quanto maior esses valores, maiores os binóculos e consequentemente seu peso e dificuldade para visualização. Particularmente acho legal começar com um 7 x 50…

      Curtir

  8. Boa tarde Edinaldo!

    Estou a procura de um bom telescópio, porém as opções de mercado andam muito limitadas e as poucas opções com preços muito elevados!

    Andei fazendo pesquisas no mercado livre, AstroBrasil e etc, e pude perceber que as marcas com preço mais acessíveis são “Greika”, “SkyLife”, “Toya” e “BlueTek”.

    A marca “Toya” não é recomendada por ninguém do ramo, mas e as marcas “Greika”, “SkyLife” e “BlueTek”? Você recomenda?

    Aonde moro (Maceió/AL) tem um astrônomo aposentado que fabrica telescópios dobsonianos com montagem azimutal, porém, só aceita pagamentos a vista e os preços são um pouco salgados!

    Pode me dar uma luz sobre assunto?

    Abraços!!

    Curtir

  9. Concordo com com o Fernando André, o site tellescopio.com.br do Israel é, realmente, nota 10. Infelizmente não comercializa telescópios.

    Curtir

  10. Olá!
    è uma pena a loja Armazém do telescópio ter fechado.
    Comprei meu binóculo Orion Scenix com eles em 2008 e o tenho até hoje,muito bom.
    A Astroshop também parece que fechou.

    Curtir

    1. Olá!

      Estou vendo bastante desta marca (skylife), realmente não sei te dizer da qualidade óptica dele no momento, irei pesquisar. No entanto, achei a qualidade da montagem semelhante ao toya, que não é lá essas coisas. Particularmente não compraria ele.
      Outra coisa: para iniciante, um refletor pode ser complicado, pois pode ser necessário alinhar os espelhos. Eu comecei com um maksutov cassegrain de 90mm, portátil e não precisa alinhar.

      Procura um usado…

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s