Atualmente, onde adquirir equipamentos para astronomia?

Olá!

Em meados de 2015 (mais precisamente em Julho), escrevi um artigo intitulado “Dicas de como adquirir equipamentos diante da crise“, pois estávamos na iminência de dias negros para a astronomia aqui no Brasil, e infelizmente estava certo.

negociando

O dólar pipocou, e a loja referência aqui no Brasil (estou falando do Armazém do Telescópio), teve que encerrar as atividades neste triste ano de 2016, deixando órfãos milhares de astrônomos e aspirantes à astronomia, o que foi um grande golpe.

A loja citada, ainda tentou articular algumas mudanças na forma de pagamento e ajuste de preço, no entanto, tais medidas não foram suficientes.

Então a pergunta mais recorrente atualmente é: onde posso comprar um equipamento?

De início, fique sabendo que não encontrará preços tão atraentes como os de 1 ou 2 anos atrás, até o presente momento, isso é passado (e sem previsão de melhoras).

Conforme destaquei no artigo citado no início, uma boa opção é recorrer ao mercado de usados, especialmente na comunidade do Facebook “Mercado de Astronomia” –  – , embora os preços tenham aumentado, ainda encontramos boas oportunidades de compras…mas atenção!! Fique atento nas referências do vendedor, tome sempre as devidas precauções.

Lojas que ainda vendem equipamentos (somente novos), porém, preços nem sempre são atraentes, estoque quase sempre zerado e atendimento deixando muito a desejar:

Algumas outras lojas interessantes:

Atrevo-me a dizer que atualmente os três sites acima e o grupo “Mercado de Astronomia” estão sustentando a astronomia amadora aqui no Brasil, ainda mais depois do Armazém do Telescópio encerrá as atividades.

Aproveito a oportunidade para convidar os leitores a escrever nos comentários suas experiências de compras nos sites acima, ou ainda, sugerir novos sites para esta lista. Penso em reservar uma área do site com estes links, na intenção de facilitar futuras compras de equipamentos.

Até a próxima,

Edinaldo Oliveira

66 comentários em “Atualmente, onde adquirir equipamentos para astronomia?”

  1. olá Edinaldo,
    Realmente, infelizmente essa minha paixão por astronomia aflorou bem este ano de 2016. Lendo posts e foruns de astronomia, sempre vi a discrepância de preços entre os equipamentos que o pessoal comprou em 2014, 2013, com os preços de USADOS (isso mesmo!) de hoje em dia. O preço de um novo naquela época era quase a metade de um usado atualmente. Mas mesmo assim, há 15 dias atrás minha esposa me presenteou com um SW 70mm comprado no http://www.bazarastronomia.com/, com o Sérgio Falcão, ótimo vendedor, tira todas suas dúvidas, atendimento de primeira!
    Antes do telescópio comprei também um Binoculo Celestron 10×50 Upclose G2, este novo na caixa. com o Ricardo da astrolua.com.br., outro grande vendedor, que já considero como um amigo, pelas várias dúvidas que ele já me respondeu, com toda a paciencia e grande conhecimento que ele tem sobre o assunto.
    Bom, essa é minha experiência de um iniciante na astronomia, testei bem pouco os equipamentos, pois aqui não para de chover, mas espero que sejam bem aproveitados.
    Abraços!

    Curtir

    1. Olá Wilian!!

      Rapaz…que presentão hein!! rsrsrsrs é um excelente telescópio para iniciantes…

      Pois é…você foi justamente nos sites que citei como os que ainda mantêm viva a esperança dos ansiosos astrônomos amadores aqui no Brasil, e seu feedback é muito importante. Havia lido boas referências, mas a sua foi bem detalhada. Obrigado pela contribuição.

      Aproveite e navegue no blog, tem algumas boas dicas para te ajudar na utilização do 70tinha.

      Abraço!

      Curtir

  2. Eu sempre tenho alguns itens de astronomia, sou vendedor do mercadolivre, e trabalho com preço atraentes até pra ajudar os amantes deste lindo hobby que tambem participo. Comprar de pessoas fisicas é uma boa tambem!

    Curtir

  3. Legal as dicas, mas só tem um detalhe: a CASA DO ASTRÔNOMO, TELESCÓPIOS.NET; BINÓCULOS.NET; ASTROBRASIL e, creio, PARAQUEDAS, são do mesmo grupo e só vendem lixoscópios. Sugiro retirá-los da lista pra não induzir o pobre principiante em erro. Afinal, não tem coisa pior que pagar caro e ter uma visão errada do que seja a astronomia amadora e do que é possível observar com bons equipamentos.

    Curtir

  4. Cara, o Site Tellescopio.com.br do Israel é nota 10, sempre fui muito bem atendido e sempre comprei equipamentos por lá e nunca tive problemas, atendimento sempre muito rápido e prestativo. Hoje no Brasil é a única loja referência em equipamentos para astrofotografia. Sugiro que corrija a informação de que “deixa a desejar” pois não é verdade, fato esse atestado por vários colegas nos grupos do facebook. Abraços.

    Curtir

  5. Olá Edinaldo. Quero parabenizá-lo pelo blog que traz informações valiosas sobre o mundo da astronomia. Em 2015 você fez uma publicação fazendo uma análise muito boa sobre um telescópio SKYWATCHER 70MM de baixo custo para iniciantes na astronomia (https://unidospelaastronomia.wordpress.com/2015/06/09/quer-investir-pouco-para-iniciar-na-astronomia-observacional-um-skywatcher-refrator-70mm-az2-pode-ser-a-solucao/). Como o armazém do telescópio fechou as portas, gostaria de pedir para fazer uma análise semelhante com algum modelo telescópio de baixo custo que custasse até mil reais, e que na sua análise pessoal seria a opção com melhor custo/benefício para iniciantes. Na telescopios.net eles trabalham com SKYWATCHER, poderia ser um deles.
    Estou vendo o modelo: http://www.telescopios.net/produto/telescopio-sky-watcher-refletor-76mm-rf-bk767az1/1621. O que acha deste, dá para começar com ele sem virar uma grande decepção.
    E quanto aos binóculos, daria para indicar um modelo ou marca que não seja muito ruim nem muito caro, até no máximo uns mil reais?
    Meu receio é acabar comprando um modelo ruim demais ao estilo dos vendidos nas grandes lojas de varejo.

    Curtir

      1. Olá Casemiro!

        Sua dúvida me estimulou a fazer uma postagem somente sobre binóculos rsrsrsrs
        Mas para adiantar: pelo que pesquisei, a Nikon fabrica produtos razoáveis…outra marca legal é a TASCO.
        Você sabe o que significa 8×42 (oito por quarenta e dois)??
        – O primeiro número é a magnificação óptica. Um par de binóculos 7 x 35 ou 7 x 50 fazem com que os objetos pareçam sete vezes maior do que a olho nú;
        – O segundo número é a abertura, ou o diâmetro, das lentes que captam a luz (as lentes grandes) nos binóculos, medida em milímetros. Assim, binóculos 7 x 35 e 7 x 50 têm o mesmo poder de magnificação, mas o par 7 x 50 tem lentes maiores que recebem mais luz e mostram as estrelas mais apagadas do que o par 7×35;

        Quanto maior esses valores, maiores os binóculos e consequentemente seu peso e dificuldade para visualização. Particularmente acho legal começar com um 7 x 50…

        Enquanto não escrevo o artigo, sugiro que leia esse artigo: Clique aqui

        Boa sorte!

        Curtir

    1. Olá! Desculpe a demora em responder…o tempo tá curto e fui dar uma pesquisada.

      Bom. O refletor, apesar de ter uma abertura maior que o refrator (76mm x 70mm), possui o problema de “sombra” do espelho secundário, que termina por deixar a abertura equivalente a um 70mm (a grosso modo…na verdade esse tema é polêmico).

      Aliado a isso, você terá o trabalho de aprender e colimar o telescópio uma vez ou outra perdida, coisa que o refrator não precisa (nem o Maksutov).

      A montagem que acompanha o refletor de 76mm é muito fraquinha (AZ1), só aconselho AZ2 ao menos…

      Eu não compraria esse modelo…melhor um mak 90mm ou refrator 90mm ou 70mm, com montagem AZ2, virtuoso ou EQ1 (para aprendizado).

      Abraço!

      Curtir

  6. Fico agradecido pela resposta Edinaldo. Sugiro que no artigo você também faça uma análise de um binóculo específico com faixa de preço e link para alguma loja. Entendo que nem todo mundo pode gostar da sua sugestão e da sua análise, contanto que compreendam que é sua opinião pessoal. Eu particularmente respeito e levo em consideração a opinião de quem entende do assunto. E o artigo sobre binóculo que você sugeriu acima é muito didático, tirando muitas dúvidas. Valeu, e um forte abraço.

    Curtir

  7. Olá Ednaldo!
    Tenho um tele skywatcher 150mm star discovery goto e uma câmera expanse 120 mono.
    Também algumas explicações do pessoal do antigo Armazem sobre como configurar todo o sistema (softwares) para tirar fotos!
    Infelizmente não consegui configurar tudo como foi informado e o Armazem fechou as portas antes de retirar todas as dúvidas.
    Existe alguma possibilidade de você postar informações sobre os softwares necessários? Como configurar a câmera no tele (sei que é possível ligar os dois)?
    Obrigado,
    Max.

    Curtir

    1. Olá!

      Pelo que pesquisei, a Nikon fabrica produtos razoáveis…outra marca legal é a TASCO.
      Você sabe o que significa 8×42 (oito por quarenta e dois)??
      – O primeiro número é a magnificação óptica. Um par de binóculos 7 x 35 ou 7 x 50 fazem com que os objetos pareçam sete vezes maior do que a olho nú;
      – O segundo número é a abertura, ou o diâmetro, das lentes que captam a luz (as lentes grandes) nos binóculos, medida em milímetros. Assim, binóculos 7 x 35 e 7 x 50 têm o mesmo poder de magnificação, mas o par 7 x 50 tem lentes maiores que recebem mais luz e mostram as estrelas mais apagadas do que o par 7×35;

      Quanto maior esses valores, maiores os binóculos e consequentemente seu peso e dificuldade para visualização. Particularmente acho legal começar com um 7 x 50…

      Curtir

  8. Boa tarde Edinaldo!

    Estou a procura de um bom telescópio, porém as opções de mercado andam muito limitadas e as poucas opções com preços muito elevados!

    Andei fazendo pesquisas no mercado livre, AstroBrasil e etc, e pude perceber que as marcas com preço mais acessíveis são “Greika”, “SkyLife”, “Toya” e “BlueTek”.

    A marca “Toya” não é recomendada por ninguém do ramo, mas e as marcas “Greika”, “SkyLife” e “BlueTek”? Você recomenda?

    Aonde moro (Maceió/AL) tem um astrônomo aposentado que fabrica telescópios dobsonianos com montagem azimutal, porém, só aceita pagamentos a vista e os preços são um pouco salgados!

    Pode me dar uma luz sobre assunto?

    Abraços!!

    Curtir

  9. Concordo com com o Fernando André, o site tellescopio.com.br do Israel é, realmente, nota 10. Infelizmente não comercializa telescópios.

    Curtir

  10. Olá!
    è uma pena a loja Armazém do telescópio ter fechado.
    Comprei meu binóculo Orion Scenix com eles em 2008 e o tenho até hoje,muito bom.
    A Astroshop também parece que fechou.

    Curtir

    1. Olá!

      Estou vendo bastante desta marca (skylife), realmente não sei te dizer da qualidade óptica dele no momento, irei pesquisar. No entanto, achei a qualidade da montagem semelhante ao toya, que não é lá essas coisas. Particularmente não compraria ele.
      Outra coisa: para iniciante, um refletor pode ser complicado, pois pode ser necessário alinhar os espelhos. Eu comecei com um maksutov cassegrain de 90mm, portátil e não precisa alinhar.

      Procura um usado…

      Curtir

  11. Olá Edinaldo, tudo bem?
    De algumas semanas pra cá comecei a ler seu blog e confesso que estou maravilhado com suas explicações.
    Sempre tive a imensa curiosidade de iniciar meus estudos na astronomia, porém pela falta de tempo e por ser bem leigo, nunca tive coragem.
    Em 2015 até pensei em comprar um telescópio no Armazém do Telescópio, mas a insegurança não me permitiu.
    Hoje, após várias leituras, estou decidido a efetuar a compra de um equipamento porém, como disse, a inexperiência está me deixando um pouco ansioso.
    Já decidi que quero um refrator cuja luminosidade seja de f/10 pra cima, já que meu principal objetivo é a observação de planetas, e também o mesmo será da marca Sky-Watcher, devido aos comentários que vejo mas estou em uma tremenda dúvida sobre qual abertura iniciar: 70 mm ou 90 mm, tendo em vista o preço que acaba por dificultar um pouco na escolha já que um 70 mm sai na faixa de R$ 700,00 e o 90 mm encontrei na faixa de R$ 1950 – 2100. Aí te peço sua opinião: Para um aspirante a astrônomo, de início, qual seria a melhor opção,?
    Abaixo, segue os links dos produtos que atualmente tenho um maior interesse

    – 70 mm : http://www.telescopios.net/produto/telescopio-sky-watcher-refrator-acromatico-70mm-bk707azgt-goto-copia/19157

    – 90 mm : https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-971284405-telescopio-refrator-acromatico-90mm-az3-_JM
    – 90 mm : http://www.astrolua.com.br/refrator-acromatico-90mm-mount-az3-acessorios-145010900xJM

    No mais, agradeço pela atenção.

    Um abraço!!

    Sage

    Curtir

    1. Obrigado Sage!

      Os três equipamentos são excelentes para iniciantes, pela praticidade e fácil manutenção.

      Se puder, recomendo o refrator de 90mm, porém, se a grana estiver curta, e realmente não der para comprar o de 90mm, pode comprar o de 70mm, para planetas, vai atender bem.

      Com ambos, você poderá ver bastante detalhes da lua. Ver Júpiter e Saturno um pouco de longe, porém, ainda assim, verá detalhes. Marte é que é complicado de ver, só quando ele estiver mais próximo, e não espere muita coisa.

      Junto, adquira uma barlow 2x, será um item bem importante.

      Com um filtro para sol, poderá ver as manchas solares. Mas muito cuidado!

      Abraço!

      Curtir

  12. Olá! Bom dia! Fiquei muito triste com o fechamento do Armazém do Telescópio. Comprei um telescópio Skywather de 90mm por lá, um ano depois fui tentar comprar um adaptador para câmera dslr para fazer fotos da lua, onde até então eu fazia com o celular, mas não achava o site. Acabei desistindo de comprar, pois não tenho referência de sites.

    Os sites acima sitados são de confiança? Alguém também poderia me dar alguma dica (se possível) de qual modelo de câmera e também de adaptador?

    Grata!

    Curtir

    1. Realmente, o fechamento deles foi um fato lamentável…
      As lojas que citei são de confiança sim.
      O modelo de câmera depende do que deseja capturar…pelo modelo do telescópio, acredito que sejam registros planetários…assim, recomendo uma expanse usada (a do armazém) ou uma ASI.

      Abraço!

      Curtir

  13. Olá Edinaldo,
    Estou pensando em comprar o telescópio de 70mm da SW para começar a observar o céu, moro em apartamento na granda SP e tenho uma vista muito privilegiada das janelas, principalmente horizontes oeste e norte. Gostaria de saber se com um telescópio desses dá pra fazer observações boas da lua e planetas através da janela mesmo ou se só vai dar certo indo para áreas externas.
    Outra dúvida que tenho e é sobre cuidados para guardar e transportar o telescópio, se tem bolsas específicas e onde comprar.

    Curtir

    1. Olá Natália!

      Sim…conseguirá ver planetas sem problemas. Já que são astros luminosos (refletem muita luz), a poluição luminosa não será um problema.
      Tirando que o tele é comprido, ele é de fácil transporte e manutenção, já que se utiliza de lentes, raramente precisará de colimações ou ajustes em seus mecanismos.
      Tome cuidado apenas para não trepidar tanto ou tomar pancadas no transporte. Geralmente transporto o meu envolvido em saco bolha dentro da caixa original. Caso consiga, pode tentar confeccionar uma caixa/maleta para transporte.
      Como SP as vezes é frio, vez por outra bote ele para tomar um sol, evitando assim a proliferação de fungos.

      Abraço!

      Curtir

  14. Boa noite, Edinaldo. Eu estou pensando em comprar meu primeiro telescópio porém não tenho como investir muito dinheiro, após pesquisar e analisar bastante, estou pensando em comprar um refrator de 60mm ou 70mm e gostaria de saber se o 70mm seria muito melhor ou se não faria tanta diferença, meu objetivo principal é a observação de planetas. Quanto a marca, estava olhando um da Sky-Watcher e dois da Celestron, mas não achei nada sobre a marca Skylife, você sabe se ela é de boa qualidade?

    http://www.casadoastronomo.com.br/produto/telescopio-sky-watcher-refrator-acromatico-70mm-bk707az2-copia/15062

    https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-854613078-telescopio-refrator-powerseeker-60az-celestron-_JM

    http://www.astrolua.com.br/refrator-70mm-f57-ota-compacto-da-celestron-941953186xJM

    Curtir

  15. Boa noite Ednaldo!
    Estou querendo adquirir um binóculo, porém gostaria da ajuda de quem já faz uso.
    Minha maior dúvida é em relação ao fato de utilizar óculos. Para fazer observações, isso é um fator que pode atrapalhar? E seria interessante a indicação tanto de binóculos móveis como algum que necessite de tripé.
    E quais seriam os produtos e modelos mais recomendados e qual site.
    Por enquanto, são essas dúvidas. Conforme surgirem as respostas, vou adicionando novas dúvidas.

    Curtir

      1. Ok Ednaldo. Mas atualmente, qual seria um site ou uma loja indicada, e quais marcas também, preferencialmente marcas de confiança.
        Obrigado mais uma vez

        Curtir

  16. Olá, boa noite!
    Estou iniciando na astronomia e gostaria de saber se o Explore Scientific Refletor Firstlight 114mm EQ3 seria uma boa. Vi em muitos lugares a indicação de começar por um 70mm mas eu gostaria de um investimento que já servisse para uma futura entrada em astrofotografia..Enfim, você acha que seria interessante?

    Curtir

    1. Olá Sthefane,

      Não conhecia essa marca…mas pelo que pesquisei, ele possui montagem e óptica razoáveis, parece ser uma boa opção de entrada.

      Astrofotografia depende…se for registros mínimos de planetas, até um 90mm em uma EQ1 como o meu atende (veja minhas fotos no blog).

      Para céu profundo, nó mínimo uma EQ3 motorizada (melhor EQ5), e 150mm a 200mm de abertura.

      Abraço!

      Curtir

  17. Olá! Belo post, mas que pena não ter nem mesmo mais os vídeos do Youtube e as matérias do site que sempre ajudaram muito.É triste seguir os links e não encontrar mais nada. É como se o antigo dono quisesse desaparecer por completo. Comprei meu telescópio lá. Na época, acho que 2014, morava em um apartamento e mesmo querendo um maior não quis brigar com a patroa e comprei o 90/910 AZ3, mas queria um newtoniano de 200mm com montagem equatorial. Veio a crise de vez e nunca mais pude comprar o equipamento que queria. Hoje moro em uma casa com certo espaço e só posso sonhar com um telescópio maior, tudo muito caro.
    O Ricardo Grego da Astrolua é uma boa pessoa, muito atencioso, tenho comprado peças dele quando posso.

    Curtir

  18. Alguém já comprou na Astroshop? É confiável? Vi o modelo
    Omegon N 114/900 EQ-1 e me interessei mas estou muito inseguro. Li péssimas críticas no Reclame Aqui.

    Agradeço.

    Curtir

    1. Olá! Desculpe a demora!

      Sim, é um modelo interessante para o iniciante, conseguirá ver alguns detalhes da luas e alguns planetas (sem muito detalhes), para céu profundo conseguirá ver poucos elementos.

      Quanto ao suporte para a câmera, a base até suporta, porém precisaria de um adaptador.

      Curtir

  19. Olá Edinaldo, sou iniciante na astronomia e vi alguns telescópios que estou interessado em comprar.
    Queria saber se a casa do astronômo é confiável?
    E se esse modelo é bom para começar sendo fácil identificar os astros e de leve transporte
    https://www.casadoastronomo.com.br/produto/telescopio-sky-watcher-refletor-130mm-bkp13065azgt-goto/2970

    Desde já agradeço e se possível vc tem algum contato por e-mail para maiores dúvidas?

    Obrigado

    Curtir

  20. Olá Edinaldo, estava pesquisando o modelo SKYWATCHER REFRATOR 70MM AZ2, queria saber se ele é bom para observação, ou se tem outros parecidos com ele, talvez melhor, mas com um custo não tão alto.

    Curtir

  21. Ola… Primeiramente parabens pelos excelentes esclarecimentos sobre as compras de telescópios…
    Hoje esta ainda mais difícil… Estou a procura do meu primeiro telescópio, mas esta complicado o mercado brasileiro.
    Estou olhando sobre fabricantes brasileiros como Matão Telescópio, Andromeda Telescópio e o Sandro Colleti (Esse ultimo com grande fila de espera)… O custo parece razoavel desses fabricantes, porém desses 2 primeiros não tenho muitas informações sobre os equipamentos.. Tem conhecimento?
    E outra alternativa que vejo é o site: https://www.astroshop.pt/telescopios/10 que tem muitas opções e envia para todo mundo
    Porém fico e dúvida sobre taxas… Nos produtos é mostrado o preço em real e anotação “incl. VAT” ao lado, dando a entender que o impostos estão inclusos e é apresentada em Euros a tabela com o custo de envio… Conhece como funciona… O preço e custo de envio estão claros para mi, minha dúvida é se tem alguma outra taxação, que não esta clara no site.
    Desde ja agradeço a atenção!!

    Curtir

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.