Qual a relação entre abertura do telescópio e da lente de uma câmera?

Olá,

Hoje farei um post bem simples (realmente bem simplificado, não esperem análises mais profundas rsrsrs), sobre uma questão que me fizeram essa semana, e que já tive também: afinal, qual a diferença quando falo que um telescópio tem abertura de 200mm e que possuo uma lente 200mm para minha câmera DSLR?

Universidade do Havaí aprova construção de supertelescópio

De início, escutava o pessoal falando que o telescópio tal tinha 150mm de abertura, ao mesmo tempo que escutava que o fotógrafo tinha uma lente 50mm ou 200mm, daí pensava inicialmente que se tratava da mesma medida (pois é…parece um absurdo olhando agora, mas não sei por qual razão pensava que se tratava da mesma medida). Daí veio o segundo pensamento absurdo: ora, então eu com uma lente 200mm, conseguirei captar muito mais informações do que um telescópio 150mm por exemplo, só que não é bem assim….

Na verdade, quando falamos que uma lente de câmera possui 200mm, queremos dizer que ela possui 200mm de DISTÂNCIA FOCAL. Quando falamos que um telescópio possui 200mm, seria a ABERTURA dele, ou seja, o diâmetro da entrada de luz dele.

A distância focal de uma lente é uma variável medida em mm (milímetros) tão importante quando a abertura de seu diafragma; ela basicamente define o quanto a câmera vai conseguir capturar de uma cena. Quanto menor o valor da distância focal, mais detalhes vão ser capturados no resultado final, e assim o contrário.” Fonte: http://melhorangulo.com/2012/08/distancia-focal/

Veja na prática a diferença:

mm

Ou seja, a medida expressa em milímetros da lente de uma câmera, seria mais ou menos o “zoom” que ela pode dar, a grosso modo.

A distância focal, geralmente representada em milímetros (mm), é uma descrição básica de uma lente fotográfica. Não é a medida do real comprimento da lente, mas um cálculo de uma distância ótica do ponto onde os raios de luz convergem para formar uma imagem nítida de um objeto no sensor digital ou filme de 35mm, no plano focal da câmera. A distância focal nos diz o ângulo de visão (quanto da cena será capturado) e a ampliação (quão grandes os elementos individuais serão). Quanto maior for à distância focal, mais estreito o ângulo de visão e maior a ampliação. Quanto menor a distância focal, maior será o ângulo de visão e menor a ampliação.
A distância focal, geralmente representada em milímetros (mm), é uma descrição básica de uma lente fotográfica. Não é a medida do real comprimento da lente, mas um cálculo de uma distância ótica do ponto onde os raios de luz convergem para formar uma imagem nítida de um objeto no sensor digital ou filme de 35mm, no plano focal da câmera.
A distância focal nos diz o ângulo de visão (quanto da cena será capturado) e a ampliação (quão grandes os elementos individuais serão). Quanto maior for à distância focal, mais estreito o ângulo de visão e maior a ampliação. Quanto menor a distância focal, maior será o ângulo de visão e menor a ampliação. FONTE: Nikon

Já no caso de telescópios, quando falamos que eles possuem 200mm, estamos nos referindo a abertura deles, conforme imagem abaixo (referente ao diâmetro da objetiva no caso dos refratores, ou do espelho primário no caso dos refletores.):

Abertura telescópio
Abertura telescópio

Obviamente que o telescópio também terá uma distância focal, que para se descobrir, caso não encontre nas especificações do telescópio, pode fazer as seguintes contas, por exemplo: se um telescópio possui abertura de 8 polegadas (203,2 milímetros) e razão focal de f/10, a distância focal seria 203,2 x 10 = 2.032 milímetros.

Telescópios com distância focal maior, são geralmente recomendados para observações planetárias, já telescópios com distância focal menor, são mais propícios para observações de céu profundo.

Basicamente é isto! Até a próxima.

Edinaldo Oliveira

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s